Unesp demite professora de Botucatu que participou de atos em 08 de janeiro em Brasília

Geral
Unesp demite professora de Botucatu que participou de atos em 08 de janeiro em Brasília 29 abril 2023

Decisão foi publicada neste sábado, 29, no Diário Oficial do Estado

Arquivo Acontece Botucatu

A Unesp informou a decisão de demitir a professora universitária do campus da Unesp de Botucatu, que participou dos atos em Brasília no dia 08 de janeiro. A informação foi divulgada neste sábado, dia 29, no Diário Oficial do Estado de SP.

Sandra de Moraes Gimenes Bosco era docente no Instituto de Biociências. Ela foi afastada das atividades de ensino no dia 11 de janeiro, quando foi instaurado um processo administrativo.

Além de ter participado dos atos antidemocráticos, ela estava em um ônibus que chegou a ser detido quando retornava de Brasília. Com placas de Botucatu, o veículo foi apreendido e encaminhado para a delegacia da Polícia Federal de São José do Rio Preto na oportunidade.

Em nota Unesp explicou a decisão de demitir a Docente. A Universidade cita que ela cometeu uma infração disciplinar de natureza gravíssima

Em relação à pena de demissão aplicada à professora Sandra de Moraes Gimenes Bosco, do Instituto de Biociências do câmpus de Botucatu, foi caracterizada infração disciplinar de natureza gravíssima, após criteriosa apuração ocorrida no âmbito do Processo Administrativo Disciplinar, instaurado pela unidade universitária em decorrência da participação da docente nos atos de 8 de janeiro de 2023. O referido processo, iniciado em 10 de janeiro, respeitou o princípio constitucional da ampla defesa, o que foi atestado pela Assessoria Jurídica da Universidade, e propôs ao reitor a demissão da servidora após a constatação da violação de deveres funcionais previstos no Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado. A servidora tem direito a recorrer da decisão no Conselho Universitário, diz a nota.

O outro lado

O Acontece Botucatu fez contato com Sandra Bosco, para que ela também se manifestasse sobre a demissão.

Ela disse que seu advogado de defesa ainda não teve acesso ao inteiro teor do relatório elaborado pela comissão processante, mas já adiantou que irá recorrer da decisão.

Sandra Bosco atuava desde 2010 como professora no Departamento de Microbiologia e Imunologia, da Unesp Botucatu. Ela ministrava aulas para os cursos de medicina veterinária, zootecnia, biomedicina, medicina, enfermagem, nutrição e ciências biológicas, na graduação, além de pós-graduação de biologia geral e aplicada e medicina veterinária.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento