Tempo seco com níveis críticos do ar em Botucatu
O tempo segue extremamente seco em Botucatu nesta quarta-feira, dia 02. É o que mostra o Climatempo em suas medições da Umidade relativa do ar.
De acordo com o instituto, a Umidade pode chegar a 27% em Botucatu, nível considerado crítico. Não há previsão de melhora na qualidade do ar para os próximos dias.
Já para a quinta-feira, dia 03, a temperatura pode chegar a 30 graus, com umidade relativa do ar atingindo no momento mais crítico do dia em 22%.
Isso significa que a cidade terá um tempo extremamente seco, prejudicial par quem tem problemas respiratórios. Além disso, há o risco de incêndios florestais e vegetações extremamente secas.
O que é a umidade relativa do ar?
A umidade relativa do ar é a relação entre quantidade de água que existe no ar (umidade absoluta) e quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação), tudo isso de acordo com o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências.
A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura (a 0ºC a umidade relativa do ar é de 4,9g/m³ e a 20ºC é de 17,3g/m³), a presença ou não de florestas ou vegetação, rios e represas (desertos, por exemplo, tem a umidade relativa do ar muito baixa) e, mesmo, à queda da temperatura (orvalho).
Em um deserto a umidade relativa do ar pode chegar a 15%, sendo que a média mundial é de 60%.
Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros (Brasil Escola).
Compartilhe esta notícia