Umidade relativa do ar segue muito baixa em Botucatu

Geral
Umidade relativa do ar segue muito baixa em Botucatu 02 agosto 2023

Tempo seco com níveis críticos do ar em Botucatu

Arquivo Acontece Botucatu

O tempo segue extremamente seco em Botucatu nesta quarta-feira, dia 02. É o que mostra o Climatempo em suas medições da Umidade relativa do ar.

De acordo com o instituto, a Umidade pode chegar a 27% em Botucatu, nível considerado crítico. Não há previsão de melhora na qualidade do ar para os próximos dias.

Já para a quinta-feira, dia 03, a temperatura pode chegar a 30 graus, com umidade relativa do ar atingindo no momento mais crítico do dia em 22%.

Isso significa que a cidade terá um tempo extremamente seco, prejudicial par quem tem problemas respiratórios. Além disso, há o risco de incêndios florestais e vegetações extremamente secas.

O que é a umidade relativa do ar?

A umidade relativa do ar é a relação entre quantidade de água que existe no ar (umidade absoluta) e quantidade máxima de água que poderia existir na mesma temperatura (ponto de saturação), tudo isso de acordo com o CGE – Centro de Gerenciamento de Emergências.

A umidade relativa do ar vai variar de acordo com a temperatura (a 0ºC a umidade relativa do ar é de 4,9g/m³ e a 20ºC é de 17,3g/m³), a presença ou não de florestas ou vegetação, rios e represas (desertos, por exemplo, tem a umidade relativa do ar muito baixa) e, mesmo, à queda da temperatura (orvalho).

Em um deserto a umidade relativa do ar pode chegar a 15%, sendo que a média mundial é de 60%.

Quando a umidade do ar está muito baixa, ou mesmo, muito alta pode haver problemas, principalmente respiratórios. Com a umidade muito baixa (menos que 30%), as alergias, sinusites, asmas e outras doenças tendem a se agravar. Já, quando a umidade relativa do ar é muito alta, podem surgir fungos, mofos, bolores e ácaros (Brasil Escola).

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento