Umidade do ar despenca e tempo seco se espalha

Geral
Umidade do ar despenca e tempo seco se espalha 17 maio 2025

Desde a quarta-feira, uma massa de ar quente começou a se estabelecer. Esse sistema atmosférico deve permanecer até, pelo menos, o meio da próxima semana.

Uma massa de ar seco e quente domina grande parte do Brasil nos próximos dias, mantendo o tempo firme e elevando as temperaturas. A situação já começa a impactar diretamente os níveis de umidade relativa do ar, que entram em limiares de atenção, conforme os critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Defesa Civil Nacional.

Em Botucatu, por exemplo, a umidade relativa do ar pode chegar a 55% nos próximos dias. A situação ainda está longe dos períodos críticos de julho a agosto, mas já preocupa.

Desde a quarta-feira, uma massa de ar quente começou a se estabelecer sobre o Brasil, ganhando força ao longo da quinta-feira. Esse sistema atmosférico deve permanecer até, pelo menos, o meio da próxima semana. Além de provocar o aumento das temperaturas em grande parte do país, essa massa também dificulta a formação de nuvens e chuva, favorecendo o tempo seco.

Com o predomínio do sol e a falta de umidade, a umidade relativa do ar começa a cair, atingindo níveis que já exigem atenção da população, sobretudo nas horas mais quentes do dia.

No Brasil, a Defesa Civil classifica os níveis de umidade da seguinte forma:

-Acima de 60% – Confortável: Níveis ideais para o bem-estar. Não há riscos à saúde.

-Entre 30% e 60% – Estado de observação: Pode causar desconforto leve, principalmente em pessoas mais sensíveis.

-Entre 20% e 30% – Estado de atenção: É importante se hidratar, evitar exposição ao sol nas horas mais quentes e manter ambientes ventilados.

-Entre 12% e 20% – Estado de alerta: Níveis críticos. Há riscos para a saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Com a expectativa de manutenção do tempo seco e quente nos próximos dias, é importante reforçar os cuidados com a saúde: aumentar a ingestão de água, evitar atividades físicas ao ar livre nas horas mais quentes do dia e manter ambientes umidificados sempre que possível.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento