
Local passa por obras de drenagem que impedem a circulação de veículos

O trânsito na região da Baixada em Botucatu, na Avenida Floriano Peixoto, será liberado nas próximas semanas. A informação foi divulgada pelo Secretário Municipal de Infraestrutura, Rodrigo Taborda, em entrevista à Radio Criativa FM na manhã desta terça-feira (30).
A circulação de veículos está interrompida em razão das obras de drenagem. No local está ocorrendo a ampliação da capacidade hidráulica do canal que passa por debaixo da via.
Estão sendo usadas aduelas pré-moldadas de 4m de altura por 4m de largura, para melhorar o escoamento de água e evitar alagamentos. Antes disso, a ponte da Avenida Vital Brasil foi reconstruída (ampliada e alargada) como parte da infraestrutura da drenagem urbana.
Também foram construídos muros de contenção em gabião e melhoradas guias e dispositivos de captação de água pluvial entre a Rua Tiradentes até o Pontilhão Arlindo Granado.
Liberação do trânsito e desvios
O trecho entre o prédio dos Correios e o Pontilhão Arlindo Granado está interditado, mas a Prefeitura informa que a via será liberada após a conclusão da instalação das aduelas e travessia nova. Isso deve ocorrer ainda na primeira quinzena de outubro.
Durante a interdição, foram adotados desvios sinalizados para veículos que transitam no sentido Bairro → Centro e Centro → Bairro.
No sentido Bairro → Centro, o trajeto alternativo incluiu uso da Avenida Vital Brasil até a Rodoviária, e retorno via Rua Tiradentes e depois a Floriano Peixoto.
No sentido Centro → Bairro, motoristas foram orientados a seguir pela Avenida Paula Vieira → Rua Júlio Dorini → Rua Benjamin Constant → Rua Major Matheus.
Importância para a cidade
Essas intervenções visam principalmente reduzir os alagamentos na região da Rodoviária, que ocorrem há muito tempo em dias de chuva forte em função do entroncamento de rios e da capacidade limitada de escoamento na canalização existente.
A melhoria da drenagem urbana, maior capacidade hidráulica e obras associadas (como guias, novas aduelas, travessias) vão trazer mais segurança para o trânsito, pedestres e para o comércio local, além de reduzir transtornos causados por alagamentos.
Compartilhe esta notícia