Trabalhadores da Embraer em São José dos Campos podem entrar em greve na segunda

Geral
Trabalhadores da Embraer em São José dos Campos podem entrar em greve na segunda 18 setembro 2019

Trabalhadores da fábrica da Embraer em São José dos Campos (SP) aprovaram nesta quarta-feira, 18, decretação de estado de greve e podem cruzar os braços a partir da segunda-feira, 23, caso não haja avanço em negociações salariais, informou o sindicato local.

Segundo o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, filiado à Conlutas, o reajuste reivindicado pelos trabalhadores corresponde à inflação do período (setembro de 2018 a agosto de 2019) mais 3% de aumento real, além de renovação da convenção coletiva na íntegra. Já a Fiesp propôs zero de aumento real, aplicando apenas a inflação (3,28%), e redução de direitos, segundo o sindicato.

“Há quatro anos, a Embraer não aplica aumento real aos salários”, afirmou o sindicato.

O sindicato informou ainda que “dois pontos previstos na convenção coletiva estão na mira dos empresários do setor aeronáutico: a estabilidade no emprego para lesionados e a proibição da terceirização irrestrita nas fábricas”. A entidade estima que existam cerca de 1.000 trabalhadores lesionados nas unidades da Embraer em São José dos Campos. “Os casos mais comuns são lesões no ombro e coluna e depressão”, afirmou o sindicato.

“Não vamos abrir mão desses direitos. A terceirização já é uma prática adotada pela Boeing em suas plantas, mas não permitiremos que seja aplicada nas metalúrgicas da nossa região”, disse o diretor do sindicato André Luiz Gonçalves, em comunicado à imprensa.

A norte-americana Boeing conseguiu mais cedo neste ano concluir negociações para compra do controle da principal unidade de negócios da fabricante brasileira, a que produz jatos comerciais, em uma transação que contou com aval do governo do presidente Jair Bolsonaro. (fonte: exame.com)

E em Botucatu?

Segundo apurou o Acontece Botucatu com integrantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Botucatu, não há nenhum indicativo de estado de greve na unidade local da empresa. Na tarde desta quarta-feira, 18, haverá uma Assembleia, mas apenas para discutir a data-base.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento