Não se fala em outra coisa desde as primeiras horas da madrugada desta segunda-feira, na imprensa mundial. O líder da organização terrorista do Al-Qaeda, Osama Bin Laden (54), está morto. A notícia foi passada pelo próprio presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.
“Foi feita justiça”, disse Obama. “Nesta noite, tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama Bin Laden, o líder da al -Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças, acrescentou o presidente americano.
Segundo a TV CNN, o terrorista teria sido morto em uma mansão nos arredores de Islamabad, no Paquistão. Seu corpo foi resgatado e ficou em poder das autoridades dos Estados Unidos e sepultado no mar. A morte foi consequência de uma ação de inteligência do Exército norte-americano em parceria com o governo do Paquistão, que localizou o terrorista.
A operação, sigilosa, foi executada no domingo por um comando especializado da Marinha dos EUA. Um pequeno grupo de soldados conseguiu matar Bin Laden em uma fortaleza na cidade de Abbotabad, próximo a Islamabad, capital do Paquistão.
Houve troca de tiros durante a ação, mas, segundo Obama, nenhum militar americano ficou ferido na operação e cuidados foram tomados para que nenhum civil fosse ferido. Quatro helicópteros teriam sido usados na operação. A mansão fortificada ficou em chamas após o atentado.
Existem afirmações de que outros três homens e uma mulher teriam morrido no ataque, que teve a duração de 40 minutos. Um dos homens seria um dos filhos do terrorista. Outros dois trabalhavam como mensageiros para Osama. Já a mulher teria sido morta ao ser usada como escudo humano por uma das vítimas.
Procurado há pelo menos dez anos pelos EUA, Bin Laden é considerado o mentor intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001, que derrubou as Torres Gêmeas do World Trade Center, em Nova York, deixando um saldo de 3.000 mortos. Desde então, o terrorista passou a ser caçado por milhares de soldados dos Estados Unidos e do Paquistão.
Após os atentados em NY, ele tornou-se o homem mais procurado do mundo, com uma recompensa de US$ 25 milhões por sua cabeça. O terrorista também é conhecido por ataques a alvos norte-americanos na África e no Oriente Médio na década de 1990.
Bin Laden nasceu na Arábia Saudita em 1957, em uma família de mais de 50 irmãos. Ele era filho do magnata da construção Mohamed Bin Laden. Seu primeiro casamento foi com uma prima síria aos 17 anos.
Acredita-se que ele tenha tido 23 filhos com, ao menos, cinco esposas. Financiado pelos Estados Unidos, ele lutou ao lado de rebeldes contra tropas soviéticas no Afeganistão nos anos 80, o que acabou levando ? criação da Al-Qaeda.
Compartilhe esta notícia