Taxa de mortalidade infantil de Botucatu está abaixo das médias estadual e nacional

Geral
Taxa de mortalidade infantil de Botucatu está abaixo das médias estadual e nacional 15 julho 2025

Os dados são baseados no DATASUS do Ministério da Saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera aceitável uma taxa igual ou inferior a 10%, e Botucatu está dentro dessa meta.

A OMS considera aceitável uma taxa igual ou inferior a 10%, e Botucatu está dentro dessa meta (Foto: Marcello Casal Jr – Agência Brasil)

A taxa de mortalidade infantil — que corresponde ao número de óbitos de crianças de até um ano para cada 1.000 nascidos vivos — é de 7,7 de acordo com dados oficiais do IBGE. A taxa foi registrada em 2023, mas segue como oficial.

Os dados são baseados no DATASUS do Ministério da Saúde. A OMS (Organização Mundial da Saúde) considera aceitável uma taxa igual ou inferior a 10‰, e Botucatu está dentro dessa meta

Historicamente, a cidade já teve índices abaixo disso. Por exemplo, no ano de 2014 a taxa foi 4,8%. Antigas diretrizes do Seade, porém, reportaram 8,7% em 2011.

>>Siga o canal do Acontece Botucatu no WhatsApp

Botucatu apresenta melhor desempenho do que a média de São Paulo (11,1%) e do Brasil (12,6%), apontando para uma eficácia relativamente maior das ações de saúde materno‑infantil no município.

A taxa em Botucatu está abaixo da média estadual (11,1‰), e também inferior à média brasileira (12,6%), o que é um indicativo positivo.

O Médico Neonatologista do HCFMB Dr. Geraldo Henrique Soares Silva comenta os números. Ele citou os avanços dos últimos anos.

É um dado que retrata um grande avanço nas questões de assistência materno-infantil com um reflexo extremamente positivo. Sobre essas questões de mortalidade infantil, ao longo desses anos nós tivemos grandes evoluções para se tratar assim em termos evolutivos, se a gente imaginar que na década de 70, a gente tinha índice de mortalidade que chegavam a 100 por mil. Estar abaixo de 10 é algo extremamente importante e alavanca os nossos índices a nível de países desenvolvidos.

Ouça na íntegra o aúdio do especialista.

🏥 O que influencia a mortalidade infantil

  • A qualidade do pré-natal, o acesso ao parto seguro, a atenção pós-natal precoce (como testes do pezinho, olho e orelhinha), além de fatores socioeconômicos (saneamento, habitação, alimentação) são fundamentais.
  • Históricas ações de saúde pública em Botucatu, como ampliação das unidades básicas e inaugurativas de programas como a “Clínica do Bebê”, foram reconhecidas por reduzir a mortalidade no passado.

Apesar de ainda estar dentro do padrão ideal, Botucatu viu um aumento na mortalidade infantil nos últimos anos, chegando a 9,6‰ em 2022. O desafio atual é manter ou reduzir esse índice, fortalecendo políticas de saúde, educação, saneamento, e garantindo atenção contínua de qualidade para as gestantes, bebês e famílias.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento