

A Polícia Penal do Estado de São Paulo divulgou nesta sexta-feira (10), no Diário Oficial do Estado, o edital de concurso público que visa preencher 1.100 vagas para o cargo de policial penal. As inscrições estarão abertas entre 3 de novembro e 8 de dezembro de 2025.
Aplicado pelo Instituto AOCP, o processo seletivo será dividido em quatro fases eliminatórias: prova objetiva, avaliação de aptidão física e aferição de estatura mínima, exame de aptidão psicológica, e verificação de idoneidade e conduta ilibada, com investigação social do candidato.
Conforme a Lei Orgânica da Polícia Penal (Lei Complementar nº 1.416/2024), para tomar posse, o candidato aprovado deverá preencher uma série de pré-requisitos obrigatórios: ter diploma de graduação em qualquer área de Ensino Superior, idade mínima de 18 anos, e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria “B” ou superior. Além disso, o edital estabelece um limite máximo de 35 anos de idade até o término do período de inscrições, ou seja, até 8 de dezembro — independentemente de prorrogações futuras.
Ainda segundo a legislação vigente, tatuagens que contenham símbolos ou inscrições ofensivas aos valores e deveres éticos da Polícia Penal serão motivo de desclassificação. A conformidade com os requisitos exigidos será verificada por meio de exames médicos, psicológicos e toxicológicos, que poderão ser realizados em qualquer fase do concurso e durante o estágio probatório.
O salário inicial para o cargo é de R$ 4.695,60, correspondente ao nível I – Ingresso, já reajustado conforme a Lei Complementar nº 1.425/2025.
Mais informações no Portal do Diário Oficial do Estado (www.doe.sp.gov.br), no Portal de Concursos Públicos do Estado (www.concursopublico.sp.gov.br), no site da Secretaria da Administração Penitenciária (www.sap.sp.gov.br), e no AOCP (https://www.institutoaocp.org.br
Compartilhe esta notícia