22 dezembro 2025
Na zona leste, morteiro foi lançado em praça com crianças brincando no local. Guarda Municipal fez duas autuações em locais distintos

A comemoração do título do Corinthians pela Copa do Brasil foi marcada por diversos registros de soltura de fogos de artifício em Botucatu, na noite de domingo (22) e durante a madrugada de segunda-feira. Moradores relataram episódios em diferentes pontos da cidade.
Segundo os relatos recebidos, em uma concentração próxima à região central, a queima de fogos teria durado mais de duas horas, com estouros constantes. Em outro ponto da cidade, um vídeo mostra homens disparando morteiros que, apesar de não emitirem som, atingiram uma praça onde crianças brincavam no momento (vídeo ao final da reportagem).
No Jardim Peabiru, a situação quase terminou em tragédia. Torcedores soltaram fogos em meio a um parquinho, com várias crianças presentes. Quase acertaram uma bebê de colo, relatou um morador.
As ocorrências geraram indignação de moradores, principalmente porque Botucatu possui legislação municipal que proíbe a soltura de fogos com estampido. Um leitor que enviou vídeo à reportagem relatou o impacto direto em sua casa:
“Gostaria que o Acontece Botucatu lembrasse e reforçasse não só aos cidadãos que praticam esse abuso, mas também à Prefeitura e às forças policiais, para que monitorem com mais rigor. Parece que não fazem absolutamente nada a respeito da lei que foi estabelecida. Meu cachorro ficou agonizando com os fortes estrondos.”
Outra moradora da área central também fez um apelo, destacando o sofrimento de pessoas com deficiência:
“Aqui na área central foram horas de estouro com barulhos infernais. Meu filho é autista e as pessoas não imaginam como é o sofrimento dele. É agonizante.”
📜 O que diz a lei em Botucatu
Em vigor desde 2020, a Lei Municipal nº 6.161, de 31 de março de 2020, proíbe a utilização, a queima e a soltura de fogos de artifício e artefatos pirotécnicos que produzam estampido no município.
Entre os principais pontos da legislação:
- A proibição vale para áreas públicas e privadas;
- O objetivo é proteger pessoas com hipersensibilidade auditiva, como autistas, além de idosos, enfermos, crianças e animais;
- O descumprimento da lei prevê penalidades, incluindo advertência e multa, conforme regulamentação municipal.
Autuações
A Guarda Municipal fez duas autuações na noite deste domingo (22) apurou o Acontece Botucatu. Denúncias devem ser feitas sempre no telefone 153.









