Situação insustentável: após três dias, vários bairros de Botucatu seguem sem água

Geral
Situação insustentável: após três dias, vários bairros de Botucatu seguem sem água 12 dezembro 2025

Mesmo nesta sexta-feira (12), moradores relatam torneiras secas, pressão irregular e falta de respostas; famílias com crianças e pessoas com necessidades específicas dizem viver situação crítica

A crise no abastecimento de água em Botucatu segue preocupando moradores. Mesmo após três dias, ainda há registros de falta total de água em diversos bairros nesta sexta-feira (12), segundo relatos enviados ao Acontece Botucatu nas primeiras horas da manhã.

Às 5h30, um morador descreveu a rotina interrompida pela escassez.

“Ontem cheguei do serviço e não consegui lavar roupa, tomar banho nem usar água. Estava com pressão fraca. Acordei hoje e a surpresa foi não ter água novamente”, relatou.

Outro morador afirma que a situação já dura quatro dias e afeta diretamente famílias com crianças.

“Estamos sem água há quatro dias. Temos crianças em casa nesse período de férias, inclusive uma criança autista. Não tem uma gota de água nem para beber, muito menos para usar o banheiro. Já abrimos reclamação na Sabesp e tentamos contato, mas sem resposta”, desabafou. Segundo ele, apesar das cobranças chegarem em dia, o serviço não estaria sendo prestado de forma adequada.

Na zona leste, moradores relatam um problema adicional: a entrada de ar na tubulação, o que faz com que o hidrômetro continue girando mesmo sem fornecimento de água.

“O setor leste está novamente sem água. O mais absurdo é que entra ar na tubulação e o relógio gira. O que está acontecendo?, questionou um morador.

Há ainda registros no bairro Vila Maria, onde moradores acordaram nesta sexta-feira novamente sem água. “Está muito difícil”, resume um relato.

Conforme já divulgado, a Sabesp informou que uma queda de energia na estação de tratamento na última terça-feira teria causado uma série de falhas no sistema, impactando o abastecimento em vários pontos da cidade entre terça e quinta-feira. No entanto, moradores afirmam que o serviço ainda não foi totalmente normalizado, contrariando a expectativa de regularização.

O Acontece Botucatu cobrou esclarecimentos da Sabesp que, por meio de sua assessoria de imprensa, reforçou que o problema teve origem em uma falta de energia elétrica na captação e na Estação de Tratamento de Água (ETA). Apesar dos inúmeros relatos de falhas no abastecimento em diferentes regiões da cidade, a empresa afirmou que o sistema já foi recuperado e que opera normalmente.

A Sabesp informa que, em razão de falta de energia na região onde se localiza a captação e Estação de Tratamento de Água (ETA), o abastecimento no município de Botucatu, foi prejudicado.

Neste momento, o sistema de abastecimento de água está recuperado e opera normalmente.

A Sabesp pede desculpas pelos transtornos e permanece à disposição dos clientes pelos canais de atendimento: ligue gratuitamente para 0800 055 0195 ou envie uma mensagem de texto para o WhatsApp oficial no número 11 3388-8000 ou acione a Agência Virtual pelo site www.sabesp.com.br, cita a nota.

O Acontece Botucatu segue acompanhando a situação, reunindo manifestações da população e mantendo contato com a Sabesp para obter esclarecimentos sobre a persistência do problema e a previsão de normalização completa do abastecimento.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Gold Silver
Oferecimento