Sessão solene comemora os 54 anos da FCA

Em solenidade realizada no dia 24 de maio, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, Na Fazenda Experimental Lageado, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, comemorou seus 54 anos de atividades.

Presidida pelo diretor da unidade, professor Carlos Frederico Wilcken, a solenidade teve a participação do vice-diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes e dos professores Cesar Martins, diretor do Instituto de Biociências (IB) da Unesp; Celso Antônio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp e Edson Luiz Furtado, diretor-presidente da Fundunesp. Também estiveram presentes os ex-diretores da FCA, professores Carlos Antonio Gamero e João Carlos Cury Saad, além dos professores eméritos Julio Nakagawa, João Nakagawa e Ricardo Antônio de Arruda Veiga.

O evento teve início com a colação de grau dos concluintes do meio do ano dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Na sequência, servidores técnico-administrativos e docentes que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho, foram agraciados com um diploma de honra ao mérito. “Vocês são pessoas que dedicaram e compartilham grande parte de suas vidas na construção da história da FCA que temos hoje. Os desafios e dificuldades enfrentados foram e continuam sendo grandes, diante da constante demanda por crescimento e melhoria da qualidade. As instituições são, sobretudo, pessoas. As grandes transformações e o crescimento da FCA ao longo da sua história refletem a ação dos que são hoje homenageados e de tantos outros que por aqui passaram”, discursou o professor Dirceu Fernandes, ao saudar os homenageados.

O vice-diretor da FCA também lembrou momentos importantes da história da Faculdade, como a criação de novos cursos e dos programas de pós-graduação. “A FCA não alcançaria tamanho crescimento se não fosse o empenho dos servidores. A história mostra que cada um é parte do alicerce que sustenta essa casa, essenciais para que a FCA atingisse a importância que tem hoje no ensino, na pesquisa e na extensão. Em nome de toda a nossa comunidade, parabenizamos e agradecemos cada um de vocês pelo comprometimento nessa caminhada”.

Realizada pela primeira vez numa solenidade de aniversário da Faculdade, a homenagem aos aposentados era uma antiga demanda da comunidade universitária que, a partir desse ano, passará a fazer parte de todas as solenidades oficiais de aniversário da FCA. Após a entrega de diplomas aos servidores técnico-administrativos e docentes que se aposentaram a partir de 2015, o professor Roberto Lyra Villas-Bôas saudou os aposentados.

“O sentimento que permeia esse momento é a gratidão que temos por todos os servidores aposentados. Esse sentimento é pessoal, construído pela convivência durante toda essa jornada aqui na FCA e é também institucional, pois cada um teve uma função na construção e na manutenção da qualidade da FCA e, consequentemente, da Unesp. Vocês dedicaram parte de suas vidas a esse trabalho e, por que não dizer, nessa missão de formar pessoas, ou seja, formar com qualidade as centenas de alunos que passaram aqui ao longo dos anos. O conhecimento gerado por meio da pesquisa numa universidade é fundamental na construção do destino da humanidade, daí a relevância e a importância de cada um dos senhores homenageados”.

O pronunciamento do professor Wilcken encerrou a solenidade. Em sua mensagem aos formandos, o diretor da FCA fez questão de conclamar os concluintes a uma defesa da universidade pública.

“Infelizmente, passamos por um cenário em que as universidades são criticadas fortemente e por motivos errados ou tomando episódios isolados como exemplo. A balbúrdia de que acusam as universidades públicas paulistas e as universidades federais não ocorre. Vocês formandos são a prova disso. Vocês sabem como foi importante o tempo que passaram aqui e se dedicaram a diferentes atividades, em aulas, estágios, pesquisas ou mesmo dentro dos movimentos estudantis. A vocês que iniciam agora suas vidas profissionais, o que pedimos é que defendam a universidade pública onde vocês atuarem. O futuro de qualquer país depende da educação. Vocês são nosso exemplo e nossa esperança de que o país volte a ir para a frente, investindo em educação”.

O professor Wilcken também fez questão de agradecer os servidores homenageados e os servidores aposentados pelos anos de dedicação à Faculdade. “Gostaríamos de deixar registrado nosso muito obrigado a todos que desempenham e desempenharam suas atividades aqui. Cada um de vocês deixa uma marca indelével na história da nossa faculdade e na formação de tantos alunos. Aos que já alcançaram a aposentadoria e iniciaram uma nova etapa na vida, desejamos saúde, felicidade e pedimos que jamais esqueçam essa casa, porque nós jamais nos esqueceremos de vocês”.