Sessão solene comemora os 54 anos da FCA

Geral
Sessão solene comemora os 54 anos da FCA 24 maio 2019

Em solenidade realizada no dia 24 de maio, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, Na Fazenda Experimental Lageado, a Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, comemorou seus 54 anos de atividades.

Presidida pelo diretor da unidade, professor Carlos Frederico Wilcken, a solenidade teve a participação do vice-diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes e dos professores Cesar Martins, diretor do Instituto de Biociências (IB) da Unesp; Celso Antônio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp e Edson Luiz Furtado, diretor-presidente da Fundunesp. Também estiveram presentes os ex-diretores da FCA, professores Carlos Antonio Gamero e João Carlos Cury Saad, além dos professores eméritos Julio Nakagawa, João Nakagawa e Ricardo Antônio de Arruda Veiga.

O evento teve início com a colação de grau dos concluintes do meio do ano dos cursos de graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal e Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia.

Na sequência, servidores técnico-administrativos e docentes que completaram 25, 30, 35 e 40 anos de trabalho, foram agraciados com um diploma de honra ao mérito. “Vocês são pessoas que dedicaram e compartilham grande parte de suas vidas na construção da história da FCA que temos hoje. Os desafios e dificuldades enfrentados foram e continuam sendo grandes, diante da constante demanda por crescimento e melhoria da qualidade. As instituições são, sobretudo, pessoas. As grandes transformações e o crescimento da FCA ao longo da sua história refletem a ação dos que são hoje homenageados e de tantos outros que por aqui passaram”, discursou o professor Dirceu Fernandes, ao saudar os homenageados.

O vice-diretor da FCA também lembrou momentos importantes da história da Faculdade, como a criação de novos cursos e dos programas de pós-graduação. “A FCA não alcançaria tamanho crescimento se não fosse o empenho dos servidores. A história mostra que cada um é parte do alicerce que sustenta essa casa, essenciais para que a FCA atingisse a importância que tem hoje no ensino, na pesquisa e na extensão. Em nome de toda a nossa comunidade, parabenizamos e agradecemos cada um de vocês pelo comprometimento nessa caminhada”.

Realizada pela primeira vez numa solenidade de aniversário da Faculdade, a homenagem aos aposentados era uma antiga demanda da comunidade universitária que, a partir desse ano, passará a fazer parte de todas as solenidades oficiais de aniversário da FCA. Após a entrega de diplomas aos servidores técnico-administrativos e docentes que se aposentaram a partir de 2015, o professor Roberto Lyra Villas-Bôas saudou os aposentados.

“O sentimento que permeia esse momento é a gratidão que temos por todos os servidores aposentados. Esse sentimento é pessoal, construído pela convivência durante toda essa jornada aqui na FCA e é também institucional, pois cada um teve uma função na construção e na manutenção da qualidade da FCA e, consequentemente, da Unesp. Vocês dedicaram parte de suas vidas a esse trabalho e, por que não dizer, nessa missão de formar pessoas, ou seja, formar com qualidade as centenas de alunos que passaram aqui ao longo dos anos. O conhecimento gerado por meio da pesquisa numa universidade é fundamental na construção do destino da humanidade, daí a relevância e a importância de cada um dos senhores homenageados”.

O pronunciamento do professor Wilcken encerrou a solenidade. Em sua mensagem aos formandos, o diretor da FCA fez questão de conclamar os concluintes a uma defesa da universidade pública.

“Infelizmente, passamos por um cenário em que as universidades são criticadas fortemente e por motivos errados ou tomando episódios isolados como exemplo. A balbúrdia de que acusam as universidades públicas paulistas e as universidades federais não ocorre. Vocês formandos são a prova disso. Vocês sabem como foi importante o tempo que passaram aqui e se dedicaram a diferentes atividades, em aulas, estágios, pesquisas ou mesmo dentro dos movimentos estudantis. A vocês que iniciam agora suas vidas profissionais, o que pedimos é que defendam a universidade pública onde vocês atuarem. O futuro de qualquer país depende da educação. Vocês são nosso exemplo e nossa esperança de que o país volte a ir para a frente, investindo em educação”.

O professor Wilcken também fez questão de agradecer os servidores homenageados e os servidores aposentados pelos anos de dedicação à Faculdade. “Gostaríamos de deixar registrado nosso muito obrigado a todos que desempenham e desempenharam suas atividades aqui. Cada um de vocês deixa uma marca indelével na história da nossa faculdade e na formação de tantos alunos. Aos que já alcançaram a aposentadoria e iniciaram uma nova etapa na vida, desejamos saúde, felicidade e pedimos que jamais esqueçam essa casa, porque nós jamais nos esqueceremos de vocês”.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST DESK
FREIRE MOTOS
Oferecimento

Veja também

Oferecimento
VISTORI
SHOPPING INSTITUCIONAL
INSTITUCIONAL ELO
EXAME TOXICOLOGICO