Serviço de Transplante Renal do HC de Botucatu tem 65% de pacientes da lista de espera do Estado

Geral
Serviço de Transplante Renal do HC de Botucatu tem 65% de pacientes da lista de espera do Estado 27 fevereiro 2025

Comparado aos demais centros de transplantes renais, o HCFMB é um dos primeiros centros transplantadores do Estado. 

Doctor and nurse in the surgery room with a patient

O Serviço de Transplante Renal do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu – Unesp (HCFMB) atende atualmente 65% da lista de espera de pacientes que precisam de um transplante de rim do Estado de São Paulo. Este número é um dos maiores já atendidos pelo Serviço, que em 2025, já realizou cerca de 15 transplantes renais.

Comparado aos demais centros de transplantes renais, o HCFMB é um dos primeiros centros transplantadores do Estado. A lista de espera do interior paulista conta com cerca de 1.300 pacientes. Dentre eles, 864 são do HCFMB.

“O Brasil tem o maior programa público de transplantes do mundo e o HCFMB desempenha papel de relevância na realização destes procedimentos no interior de São Paulo”, afirma Luis Gustavo Modelli, Chefe do Serviço de Transplante Renal do HCFMB.

Modelli destaca a importância de inscrever o paciente em lista. “No Brasil, apenas 20% dos pacientes que devem passar pela análise de transplante estão inscritos na lista de espera. Nosso intuito é trabalhar para que o paciente tenha acesso ao transplante e seja tratado adequadamente”, diz.

Desde 1987, o Serviço de Transplante Renal teve um aumento progressivo no número de transplantes: atualmente, cerca de 100 transplantes são realizados por ano no HCFMB. Em 2022, o Serviço foi classificado como Nível A pela avaliação de indicadores do Programa de Qualidade no Processo de Doação e Transplantes (Qualidot), criado pelo Ministério da Saúde.

Comunicação HCFMB

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento