SENAI de Botucatu apresenta projeto arrojado no NatalTec 2010

Geral
SENAI de Botucatu apresenta projeto arrojado no NatalTec 2010 04 dezembro 2010

Das 89 escolas SENAI de São Paulo, 20 delas foram classificadas para participar do NatalTec 2010, que é um concurso que mostra as inovações tecnológicas que são criadas em cada escola e os projetos mais interessantes e criativos passam por uma pré-seleção para concorrer ao melhor projeto de 2010. O evento acontece na Avenida Paulista, nº 1313, em São Paulo, entre os dias 6 a 16 de dezembro, período em que os projetos classificados ficam expostos e passam por uma avaliação técnica.

Entre essas 20 cidades classificadas, destacou-se o SENAI de Botucatu, que criou um projeto bastante interessante denominado “Distribuidor de Presente Sonorizado”. O projeto foi desenvolvido pelos instrutores de Desenhos e Projetos, Valmir Meneguin, Ricardo Miranda de Almeida e Vagno Orsi. Também participou o instrutor de Elétrica e Eletrônica, Marcelo Vigliazi.

O projeto botucatuense, que funciona com válvulas pneumáticas, realiza a distribuição de presentes (caracterizadas por pequenas bolas) em duas casas, paralelamente. Esse movimento é acompanhado pela música natalina “Noite Feliz”, som extraído de um sistema composto por nove válvulas. Para que se entenda melhor o projeto o Jornal Acontece produziu um vídeo com o projeto em pleno funcionamento (abaixo).

De acordo com o instrutor do SENAI, Valmir Meneguin, o projeto vem sendo desenvolvido há, aproximadamente, seis meses para ser apresentado no NatalTec. A música foi gravada em PLC – Programa Lógico de Computação, pela flautista Rebeca Meneguin. O computador lê a partitura musical e distribui as notas para as válvulas pneumáticas, transformando (as notas) em movimentos mecânicos, produzindo o mesmo som do instrumento musical.

“Podemos chamar esse processo de inteligência artificial”, diz Meneguin. “Quando pensamos em desenvolver um projeto para o NatalTec, a idéia foi produzir algo sonorizado, diferente. Surgiu a idéia de fazer um sistema pneumático que conseguisse reproduzir uma música. Escolhemos Noite Feliz, que é conhecida mundialmente, gravamos no computador e passamos as notas para o sistema pneumático, buscando chegar o mais próximo possível da gravação original”, observou o instrutor do SENAI.

Sobre sua expectativa no concurso, Meneguin é taxativo. “É um projeto interessante e inédito. Então, nossa expectativa é muito positiva. Ainda não conhecemos os demais projetos que estarão expostos em São Paulo, mas estamos acreditando que o de Botucatu ficará entre os primeiros colocados”, prevê o instrutor.

Fotos: Valéria Cuter

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento