O aumento da doença está relacionado ao ritmo de crescimento populacional e, principalmente, com envelhecimento da população
O dia 14 de novembro foi instituído como “Dia Mundial do Diabetes” pela Federação Internacional de Diabetes (IDF) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde 1991, e conta com o reconhecimento e apoio da Organização das Nações Unidas (ONU), que em dezembro de 2006 assinou uma Resolução reconhecendo o diabetescomo uma doença crônica e de alto custo mundial.
O crescimento da doença está relacionado ao ritmo de crescimento populacional e, principalmente, com envelhecimento dessa população. Além disso, o aumento da população obesa, sedentária e com alto índice de tabagismo são elementos que alargam as precondições para o desenvolvimento da doença. Com o rápido desenvolvimento urbano e as extensas jornadas de trabalho, a população tem cada dia menos praticado esporte e se alimentado de forma adequada.
Por isso, no período de 11 a 14 de novembro, a ABAD – Associação Botucatuense de Assistência ao Diabético, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, promoverá ações de orientação, prevenção e combate ao Diabetes.
Acompanhe a programação abaixo:
11/11 – Campanha na Praça Paratodos das 9h às 13h. A Campanha será composta por ações como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação de IMC e orientações sobre prevenção e tratamento da doença. Também serão realizados de IST, vacinação de COVID e da gripe H1N1 oferecido pela Secretaria de Saúde de Botucatu.
12/11 – 2ª Caminhada da ABAD – “Saúde Solidária”, caminhada/corrida de 1km na Avenida Universitária (portaria nova do Lajeado) e finalizada com aula de alongamento e aerodance com a instrutora de dança Fernanda Eleutério.
13/11 – Palestras na UniBR com os seguintes temas:
1. psicologia com foco no tratamento de doenças crônicas
2. a fisioterapia como aliado na prevenção e tratamento do diabetes
3. nutrição em pessoas com diabetes
14/11 – ABAD de portas abertas, neste dia a ABAD fará uma minicampanha na própria sede, blitz para convidar os transeuntes a conhecer o trabalho da Associação e será realizado testes de glicemia gratuito.
Compartilhe esta notícia