

De 10 a 25 julho, a Secretaria Municipal de Saúde promove a 5ª edição do Julho Amarelo, campanha que promove ações de intensificação da testagem para hepatite C, principalmente na população maior de 40 anos.
A campanha tem a finalidade de facilitar o acesso à testagem, com o objetivo de aumentar o diagnóstico, tratamento precoce e a prevenção das hepatites. Em casos positivos, será feito o encaminhamento para realização de exames complementares e, se necessário, iniciar o tratamento.
Sobre a hepatite C
Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que possuem o vírus. Porém, a infecção pode evoluir para formas mais graves, como a cirrose ou o câncer hepático. Por isso, a recomendação de realização do teste para hepatite C é de pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o quanto antes.
Durante todo o ano, as unidades de saúde de Botucatu já realizam exames para detecção de hepatites. Especialmente neste período do Julho Amarelo, as ações de teste rápido para hepatites estão sendo intensificadas.
Próximas ações de testagem rápida
. Dia 27 de julho, das 10 às 17 horas, na Faculdade Galileu (próximo ao Shopping Park Botucatu;
. Dia 02 de agosto, das 9 às 13 horas, na Praça do Bosque (Centro de Botucatu)
Para a realização da Campanha, o Programa Municipal DST/Aids contará com vários parceiros como o SAE de Infectologia “Domingos Alves Meira” e o Ambulatório de Hepatites Virais da Unesp, que também realizarão ações de estímulo ao diagnóstico e são importantes serviços de referência para tratamento e acompanhamento das hepatites virais no município.
Sobre a data
Em 2010, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Estima-se que cerca de 71 milhões de pessoas estejam infectadas pelo vírus da hepatite C em todo o mundo e que aproximadamente 400 mil vão a óbito todo ano devido a complicações desta doença, principalmente por cirrose e câncer.
Saiba mais sobre a Hepatite C
Sintomas: Apenas 25% a 30% dos infectados apresentam, na fase aguda, sintomas de doença que podem se manifestar por queixas como letargia, mal-estar geral, febre, problemas de concentração; queixas gastrintestinais como perda de apetite, náusea, intolerância ao álcool, dores na zona do fígado ou o sintoma mais específico que é a icterícia.
Transmissão: O vírus da hepatite C é transmitido principalmente por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo.
Prevenção: Na ausência de uma vacina contra a hepatite C, o melhor é optar pela prevenção evitando o contato com sangue contaminado. Alguns dos cuidados passam por não partilhar escovas de dente, lâminas, tesouras ou outros objetos de uso pessoal, nem seringas e outros instrumentos usados na preparação e consumo de medicamentos injetáveis e inaláveis. Devem ser sempre usados preservativos nas relações sexuais.
Julho Amarelo é prevenção. Procure a unidade mais próxima e faça o seu teste!
Compartilhe esta notícia