
Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI DAM

O Serviço de Ambulatórios Especializados em Infectologia “Domingos Alves Meira” – SAEI DAM, unidade pertencente à Famesp, realizou no dia 16 de maio, um workshop voltado ao debate sobre violência e desigualdade de gênero. O encontro aconteceu no Anfiteatro do SAE de Infectologia e reuniu 35 participantes, entre estudantes, docentes e profissionais da saúde em torno de uma pauta essencial para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora.
Durante o evento, foram abordadas questões relacionadas aos diversos tipos de violência que afetam mulheres, crianças, adolescentes e a população LGBTQIA+, com destaque para os impactos na saúde física e mental das vítimas e os desafios no acesso a serviços de proteção e cuidado.
A programação contou com duas palestras principais. A primeira convidada foi a Profa. Associada Margareth Aparecida Santini de Almeida, docente do Departamento de Saúde Pública da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB/Unesp), com experiência na área de Saúde Coletiva e ênfase em Ciências Sociais. Em sua palestra, intitulada “Violência contra mulheres, crianças e adolescentes”, a professora destacou a relevância de ações como o workshop para a conscientização e o empoderamento das vítimas. “A violência só poderá ser combatida a partir do momento em que ela for reconhecida. É fundamental que as pessoas estejam fortalecidas e se coloquem em condições de enfrentá-la. E isso também depende do olhar atento dos profissionais, que precisam reconhecer todas as formas de agressão como formas de violência”, enfatizou.
Na sequência, Cássio Rodrigo, coordenador de Desenvolvimento de Programas na Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo, que até março de 2023 esteve à frente da coordenação de políticas para LGBTI+ no estado, apresentou a palestra “Os desdobramentos da LGBTfobia”. O palestrante ressaltou a importância da formação e da educação como ponto de partida para a inclusão. “Os casos de discriminação e preconceito acontecem, muitas vezes, por falta de compreensão sobre o público em questão. Se os profissionais forem sensibilizados e compreenderem as vulnerabilidades dessa população, o acolhimento será muito mais humanizado”, afirmou.
O evento promoveu um espaço de diálogo seguro e respeitoso, no qual temas delicados como desigualdade e violência de gênero foram tratados com sensibilidade, empatia e acolhimento. Os palestrantes compartilharam vivências, dados e propostas para o fortalecimento de políticas públicas e de práticas institucionais mais sensíveis à diversidade e à equidade, reforçando a importância da atuação no enfrentamento às desigualdades. Ao final das palestras, os participantes puderam fazer perguntas e compartilhar experiências.
A iniciativa reafirma o compromisso com a formação de profissionais atentos às questões sociais e com a promoção de espaços de diálogo e conscientização. Para Vânia Vieira de Melo Fagundes Vidal, farmacêutica do SAEI-DAM e organizadora do evento, o workshop proporcionou reflexões valiosas. “Foi esse o objetivo principal: extrair conhecimento. E hoje foi um conhecimento muito rico, que vai ficar. Dá para a gente aprender, refletir e aplicar no nosso serviço de saúde”, concluiu.
Agência Vias Digitais



