Sabesp alerta para aumento de vazamento de esgoto em períodos chuvosos

Geral
Sabesp alerta para aumento de vazamento de esgoto em períodos chuvosos 27 janeiro 2017

Imagem Ilustrativa

Os períodos chuvosos são marcados pelo aumento de vazamento de esgoto. De outubro a março, os serviços de manutenção nas redes coletoras crescem em média 26%. A ocorrência, porém, pode ser evitada com ações simples como não jogar lixo no vaso sanitário, nem óleo de fritura na pia. É importante também verificar se ralos e calhas enviam a água de chuva para as galerias de águas pluviais. Caso estejam conectados inadequadamente à rede de esgoto, podem sobrecarregar a rede causando o retorno do efluente à residência.

No estado de São Paulo, o decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas para escoamento. A rede de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações. Já a saída pluvial, maior, reúne a chuva e a água de lavagem que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.

O descarte de materiais como fraldas, roupas, panos entre outros objetos na rede de esgotos é outro agravante. Esses objetos entopem a tubulação e impedem o escoamento do esgoto. O mesmo vale para o descarte de óleo de cozinha. Quando despejado no encanamento, ele endurece e gruda outros resíduos que não deveriam estar lá. Com o tempo, o óleo de fritura provoca um “infarto” na rede coletora e o esgoto volta para dentro de casa. O correto é guardar o óleo usado em garrafas PET e entregá-lo para reciclagem – o líquido pode ser transformado em biocombustível, sabão ou massa de vidraceiro, por exemplo.

A Sabesp conta com a colaboração da população de forma a diminuir os impactos do mau uso das redes coletoras. A companhia atua fortemente em Botucatu que apresenta 100% de água tratada, 99,3 de coleta de esgoto e 100% de esgotos tratados. Ainda assim, é preciso que a população colabore de forma a não prejudicar não só as operações da empresa de saneamento, mas também o bem-estar coletivo e o meio ambiente.

Assessoria de Imprensa da Sabesp

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Supermusculos quarta
Oferecimento