Rodovia Marechal Rondon sofre com falta de manutenção no trecho entre Botucatu e Bauru

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Rodovia Marechal Rondon sofre com falta de manutenção no trecho entre Botucatu e Bauru 01 fevereiro 2025

O trecho concedido à Rodovias do Tietê apresenta mato alto há meses, buracos e falhas na pista; valor do pedágio no trecho de ida em volta é R$ 46,80

Fotos: Acontece Botucatu

A Rodovia Marechal Rondon (SP-300), um dos principais corredores viários do interior paulista, enfrenta uma situação de falta de manutenção em diversos trechos entre Botucatu e Bauru.

Motoristas que utilizam a rodovia diariamente relatam problemas como mato alto, placas de sinalização encobertas e guard rails obstruídos pela vegetação. Além disso, buracos e falhas na pista aumentam o risco de acidentes.

Mato alto e risco de acidentes

O mato alto ao longo da rodovia compromete a visibilidade de placas de trânsito e aumenta o risco de colisões, principalmente à noite ou em condições climáticas adversas. Outro problema apontado pelos usuários é a presença de animais na pista, uma vez que a vegetação densa facilita a entrada de animais silvestres e domésticos na rodovia.

O caminhoneiro José Carlos Martins, que faz viagens semanais pelo trecho, relata a dificuldade:
“O mato está tão alto que, em alguns pontos, a gente só percebe a placa em cima da hora. Isso é muito perigoso, principalmente à noite. Já vi carros freando bruscamente porque não conseguiram ver uma placa a tempo.”

Em dias de chuva o risco aumenta por conta de muitos pontos com água acumulada na lateral do canteiro central.

Buracos e falhas na pista

Além da falta de roçagem, os motoristas também reclamam da qualidade do asfalto. Em diversos pontos, há buracos e falhas no pavimento, que podem causar danos aos veículos e provocar acidentes. A ausência de manutenção adequada por parte da concessionária Rodovias do Tietê é um dos principais motivos das reclamações.

O caminhoneiro Marcos Silva, que transporta cargas para Bauru, diz que os buracos na pista já lhe causaram prejuízo: “Semana passada, passei por um buraco perto de Areiópolis e estourou um pneu do caminhão. É um absurdo pagar pedágio caro e não ter uma rodovia em boas condições.”

Já o motorista de carro Rogério Mendes, que viaja a trabalho entre Botucatu e Bauru, também critica a situação: “Os buracos são um perigo. Quando chove, ficam escondidos, e quem não conhece a estrada pode sofrer um acidente grave e tem muita poça na pista. Sem contar que o valor dos pedágios é alto para uma estrada sem manutenção.”

Pedágios elevados e pouca manutenção

Apesar da precariedade do trecho, os motoristas precisam arcar com tarifas de pedágio elevadas. No percurso entre Botucatu e Bauru, há três praças de pedágio em cada sentido, com os seguintes valores para veículos de passeio:

• Botucatu (km 259+300): R$ 7,30
• Areiópolis (km 285+000): R$ 8,20
• Lençóis Paulista/Agudos (km 314+000): R$ 7,90

Para uma viagem de ida e volta entre Botucatu e Bauru, o motorista gasta exatamente R$ 46,80, apenas com pedágios, o que reforça a insatisfação dos usuários diante da falta de investimentos na manutenção da via. Motos também pagam metade da tarifa.

Segundo dados da Artesp, passam em média 20 mil veículos na Rodovia Marechal Rondon entre Botucatu e Bauru.

Fiscalização e responsabilidade da concessionária

A Rodovia Marechal Rondon é administrada pela concessionária Rodovias do Tietê, responsável pela manutenção e conservação da estrada. No entanto, motoristas relatam que raramente veem equipes de manutenção atuando no trecho. A Agência de Transporte do Estado de São Paulo (ARTESP) é a responsável pela fiscalização dos serviços prestados pela concessionária.

Diante da situação, os usuários da rodovia cobram providências urgentes para garantir mais segurança e conforto aos condutores e passageiros que trafegam pelo trecho.

Outro lado

O Acontece Botucatu entrou em contato com as assessorias de imprensa da Concessionária Rodovias do Tietê e da agência fiscalizadora Artesp. Ambas se pronunciaram através de nota. Veja na íntegra:

Artesp:

“A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que mantém fiscalização constante sobre todas as rodovias concedidas, incluindo a Rodovia Marechal Rondon (SP-300), para garantir o cumprimento dos padrões de qualidade e segurança exigidos nos contratos de concessão. Neste caso, estão sendo coletados os dados pela fiscalização com objetivo de notificar a concessionária pelo descumprimento do contrato. Informamos também que, em relação ao km 269, a concessionária já executou o serviço. E no km 292, a concessionária está executando o serviço nesta sexta-feira (31).”

Rodovias do Tietê:

“Em resposta ao questionamento, a Concessionária Rodovias do Tietê esclarece que realiza regularmente serviços de conservação nos 415 km de rodovias que compõem o Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon. Durante o período de chuvas, que aumenta a necessidade de controle da vegetação e conservação do pavimento, a concessionária intensificou os trabalhos e mais de 100 colaboradores já estão atuando na manutenção das rodovias na região de Botucatu para garantir boas condições de tráfego. Com o objetivo de dar agilidade e aprimorar a qualidade dos serviços prestados, a concessionária iniciou estudos para internalizar as atividades de manutenção e conservação das rodovias. Além disso, informamos que a concessionária está em processo de transferência de seu controle acionário, atualmente em análise pela ARTESP (Agência de Transportes do Estado de São Paulo). Com a conclusão da transferência, são esperadas novas ações e iniciativas para elevar ainda mais a qualidade dos serviços prestados no Corredor Leste da Rodovia Marechal Rondon.”

Veja fotos registradas pelo Acontece Botucatu no dia 30 de janeiro de 2025:

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