Restos mortais do Padre Orestes serão transladados para o Cemitério Portal das Cruzes

Cidade
Restos mortais do Padre Orestes serão transladados para o Cemitério Portal das Cruzes 25 outubro 2025

Translado dos restos mortais do Padre Orestes acontece no dia 1º de novembro em Botucatu. Uma missa será celebrada no sábado, 1º de novembro de 2025, às 9h, na Catedral Metropolitana

Cinco anos após sua morte, o corpo do querido Padre Orestes Gomes será transferido da cripta da Catedral Metropolitana de Botucatu para o Cemitério Portal das Cruzes. O traslado está previsto para este fim de semana, com programação religiosa marcada para sábado, dia 1 de novembro.

Padre Orestes morreu em 28 de março de 2020, aos 64 anos, após sofrer um mal súbito na zona rural do município. Na época, o sepultamento ocorreu na cripta da Catedral, local reservado aos bispos da Arquidiocese, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, que dificultaram a preparação do enterro em sua cidade natal, Bofete.

De acordo com informações da Arquidiocese de Botucatu, haverá missa de corpo presente na Catedral, presidida pelo arcebispo metropolitano Dom Maurício Grotto de Camargo. Em seguida, o caixão seguirá em cortejo até o Cemitério Portal das Cruzes, onde será sepultado definitivamente.

“A Arquidiocese de Botucatu convida os fiéis, familiares e amigos para participarem da Santa Missa em sufrágio do saudoso Padre Orestes, que será celebrada no sábado, 1º de novembro de 2025, às 9h, na Catedral Metropolitana Sant’Ana”, diz comunicado da Igreja Católica.

A transferência atende a um desejo antigo de familiares e fiéis, que sempre defenderam que o sacerdote tivesse um local de descanso mais acessível ao público, já que a cripta da Catedral é restrita a visitas.

“A cerimônia de translado representa um momento de oração, memória e gratidão pela vida e missão do Padre Orestes. A Arquidiocese convida toda a comunidade a unir-se em prece, rendendo graças pela presença marcante deste sacerdote que dedicou sua vida ao serviço de Deus e do povo”, finaliza o comunicado.

Todo o processo será realizado pelo Sistema Prever. “É um processo complexo e delicado. Faremos a remoção dos restos mortais do padre e colocaremos em uma nova urna funerária que será exposta ao público durante a missa de corpo presente. Para nós, esse é um momento especial, já que tínhamos um carinho muito especial pelo Padre Orestes”, disse Luciano Panhozzi, diretor do Sistema Prever.

Um padre carismático

Natural de Bofete, Orestes Gomes Filho foi ordenado em 1985 e serviu à Igreja por 34 anos. Em Botucatu, marcou época na Catedral Metropolitana e, depois, à frente da Paróquia Nossa Senhora Menina, na Vila Maria.

Conhecido como o “Padre Festeiro”, foi responsável por grandes eventos religiosos e sociais, como a tradicional Festa do Milho e a retomada da Festa de Sant’Ana, que se tornou feriado municipal por meio de lei aprovada em 1999.

Carismático e popular, Padre Orestes era reconhecido pelo jeito simples, pela presença constante entre os fiéis e pela forma espontânea com que falava de fé. “Sou um padre que ficou conhecido por não usar batina no dia a dia. Na verdade, uso botina”, disse ele em entrevista ao Acontece Botucatu, em 2018.

A lembrança do padre continua viva entre os católicos de Botucatu e região — símbolo de fé, alegria e amor à comunidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento