Quinta turma de Agronomia da Unesp de Botucatu comemora 50 anos de formatura

Geral
Quinta turma de Agronomia da Unesp de Botucatu comemora 50 anos de formatura 30 novembro 2022

Na ensolarada manhã de sábado, dia 26 de novembro, a Fazenda Experimental Lageado recebeu o encontro dos ex-alunos da V Turma do curso de Agronomia da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu, para um plantio de árvore em comemoração aos 50 anos de formatura.

Recebidos pelos professores Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, e Marco Antonio Tecchio, vice-supervisor das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão (FEPE) da unidade, os integrantes da V Turma, vários deles acompanhados de familiares, se reuniram no Auditório Paulo Rodolfo Leopoldo para uma breve confraternização e, na sequencia, realizaram o plantio de um ipê branco para marcar a data.

O professor Carbonari deu as boas vindas aos ex-alunos em nome do diretor da FCA, professor Dirceu Maximino Fernandes, e de toda a comunidade da Faculdade. “Essa é uma turma que mantém uma tradição de, periodicamente, se reunir. Ao completarem 50 anos de formados, escolheram vir ao Lageado para o plantio de uma árvore. Para nós é extremamente importante recebe-los aqui, pois são pessoas que ajudaram a construir a história e a reputação da FCA. Essa é a turma que iniciou a transição do curso de Agronomia de Rubião Junior para a Fazenda Lageado, numa situação de muita dificuldade. Por isso, é uma alegria e uma honra tê-los aqui, na casa deles, para que possam testemunhar o desenvolvimento da Faculdade. Essa proximidade com nossos ex-alunos é muito valiosa para a FCA e deve ser sempre fomentada”.

caio.jpg
O professor Caio Antonio Carbonari, vice-diretor da FCA, recepcionou os integrantes da V Turma de Agronomia.

Nivaldo José Cruz, o Touché, integrante da V Turma e novo presidente da Associação de Ex-alunos da FCA, comentou a importância desse momento. “É uma satisfação estarmos aqui, pois 50 anos é um tempo muito significativo e temos uma história muito grande nessa Faculdade, desde seus tempos de FCMBB (Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu, nome da Faculdade no período anterior à criação da Unesp). Essa turma é muito representativa para a história da FCA, pois foi a primeira turma a ter aulas na Fazenda Lageado. Me lembro que nos primeiros dias, os professores pediram que trouxéssemos caixas vazias de madeira dos supermercados para usarmos como cadeiras, porque não tínhamos nem onde sentar. É toda uma história de luta por essa faculdade, ao lado dos professores da época. Estarmos aqui hoje vendo essa maravilha que é a FCA é muito gratificante e nos dá a certeza de que valeu a pena. É um momento mágico para nós”.

Nas falas dos ex-alunos, as boas recordações convivem com o orgulho de ver o que a FCA se tornou. “Ninguém tira de nós a fotografia que temos em nossas lembranças daqueles primeiros dias em que chegamos para estudar aqui no Lageado, das dificuldades que tínhamos para conseguir conduções que nos trouxessem até aqui. Muitos dos professores que estão nessa Faculdade hoje ainda nem tinham nascido. Nós discutíamos naquela época como seria o futuro disso aqui. Lutávamos por uma instituição que vocês estão continuando hoje. Nós temos que agradecer pelo trabalho feito pelos que vieram depois, que continuaram nossa luta. Agradecemos, mas também cobramos para que os mais jovens continuem seguindo o exemplo de luta que a V Turma deu”, destacou Afrânio Tavares Bueno.

O ex-alunos Edson de Fraia e Souza também comentou: “É uma delícia estar aqui com os amigos. É uma turma que se manteve unida, sem brigas. Ao mesmo tempo que éramos muito unidos, nunca nos sentíamos sós ou distantes dos demais alunos. O grande lance de Botucatu naquela época era a amizade com o pessoal de todos os cursos. As repúblicas reuniam alunos de cursos diferentes e isso era uma coisa que marcou muito nossa época. Viver e estudar em Botucatu foi uma experiência muito rica para mim. Conheci minha esposa aqui e muitas histórias da nossa vida têm Botucatu como eixo”.

O ex-aluno Fabio Resende concorda com os colegas. “Estava conversando com os amigos e brinquei dizendo que deu vontade de prestar vestibular de novo. É difícil acreditar na maravilha que a FCA se tornou. A diferença entre o que enfrentamos naquela época e o que existe agora é um negócio que não dá pra descrever. A FCA hoje tem nome, tem estrutura, tem desenvolvimento, de um modo que era impensável no passado. Mas entendemos que contribuímos para que isso viesse a acontecer. Com todas as dificuldades, muitas pessoas lutaram para ter essa faculdade do jeito que está hoje. Gostaria que os jovens que ingressam atualmente, tivessem conhecimento dessa história para que pudessem valorizar o que eles próprios conquistam vindo estudar nessa escola maravilhosa”.

Após o plantio na FCA, os ex-alunos participaram de um churrasco de confraternização e à noite de um jantar dançante comemorativo.

familias.jpg
Os ex-alunos com seus familiares.

plantio.jpg
Plantio de um ipê branco marcou a celebração dos 50 anos de formados.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Fim de ano Caio
Oferecimento