Nesta quarta-feira (14) a Igreja Católica inicia o período da Quaresma com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. O período da quaresma serve como preparação para a Páscoa, que será no dia 31 de março, onde os católicos intensificam atos de penitência, caridade e oração.
Durante a Quarta-feira de Cinzas é realizado tradicionalmente o rito da Imposição das cinzas simbolizando a fragilidade e brevidade da vida humana, bem como a necessidade de conversão. As cinzas usadas no rito são feitas a partir dos ramos, do Domingo de Ramos do ano anterior.
Tradicionalmente, católicos fazem penitência durante a quaresma, como forma de reflexão. O ato de não comer carne neste dia ou em algumas sextas-feiras e até mesmo durante toda a quaresma, significa recordar o Cristo que foi crucificado
Também neste dia a Igreja dá início a Campanha da Fraternidade. A edição atual celebra os 60 anos da Campanha e tem como tema “Amizade e Fraternidade Social”.
O lançamento da campanha começa às 9h, na sede da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), em Brasília, com um missa celebrada pelo secretário-geral do episcopado brasileiro e bispo auxiliar de Brasília, Dom Ricardo Hoepers, na Capela Nossa Senhora Aparecida. Às 10h, inicia a cerimônia de abertura no Auditório Dom Helder Câmara.
Inspirada na Encíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, a Campanha da Fraternidade de 2024 tem como tema: “Fraternidade e Amizade Social” e o lema: “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8).
A Campanha da Fraternidade, dentro do caminho penitencial da Igreja, propõe durante a Quaresma desse ano, um convite de conversão para a amizade social e ao reconhecimento da vontade de Deus de que todos sejam irmãos e irmãs, todos fraternos e tudo fraterno, numa fraternidade universal.
Compartilhe esta notícia