Ainda hoje, uma das principais causas para que muitos brasileiros não pretendam viajar, está na dificuldade e dor de cabeça que um voo poderá causar. Desde a atrasos, questões com as malas, a cancelamentos e outros problemas com passaportes ou documentação variada, tudo isso faz com que nem sempre tordo o processo seja o mais confortável possível. Especialmente em uma fase em que o objetivo é que esses turistas possam ter um período muito descansado de férias.
Com isso em mente é que várias plataformas de renome acabam dando suporte ao vivo e 24 horas para todas a sugestões e problemas que possam surgir durante toda sua experiência de viajar. Caso da AirHelp é um dos mais populares, levando a que um voo cancelado, não signifique ter de perder tudo em hotéis, atividades e muitas outras marcações que já tinha realizado para suas férias. Sem dúvida que esse total suporte e assistência, até no Aeroporto, poderá fazer toda a diferença no momento de conseguir ter um período de viagem descansado.
Quais os direitos dos clientes em um voo cancelado?
Antes de mais, é importante compreender com que antecedência foi realizado o aviso de um voo cancelado. Caso seja no próprio dia, terá, necessariamente, direito a uma série de compensações. Primeiramente, terá de ter uma alternativa, o mais rapidamente possível, para que possa chegar ao seu destino pretendido. Assim que tiver essa resposta, terá o direito de exigir que não só paguem sua Estadia, em um hotel próximo do Aeroporto (caso o voo de substituição não seja possível no próprio dia), como também um orçamento para que se consiga alimentar.
Para tal, poderá não só falar diretamente com seu serviço de suporte de voo, como também ir diretamente ao local onde está presente sua agência de companhia. Será lá (quase sempre dentro do próprio Aeroporto), que será possível dar a conhecer o que aconteceu e exigir todos esses direitos que estão acima referidos. Isto sabendo que poderá sempre reclamar formalmente, caso esses não estão sendo respeitados.
Voos atrasados também dão direito a compensação?
Saiba que, por lei, sempre que um voo está mais de 3 horas atrasado, em relação ao que estava agendado, terá direito a ser recompensado. Mesmo que muitas dessas companhias somente ofereçam um “voucher” para comer algo nos restaurantes que estão presentes no Aeroporto, isso não significa que não poderá exigir ainda uma maior compensação pelo transtorno que isso está gerando.
É importante notar que, formalmente, poderá avançar com uma reclamação, sendo que a companhia estaria obrigada a responder o quanto antes. Assim sendo, será possível ter maiores garantias de que, mesmo em caso de problemas, seja devidamente compensado por isso. Note que tais atrasos, abaixo de 3 horas e que façam com que perca uma escala, poderão não estar inclusos em compensações. Daí que as escalas que possa fazer, deverão ter algumas horas de intervalo, bem como, idealmente, serem feitas em voos da mesma companhia.
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