A Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), por meio de sua Assessoria de Comunicação e Imprensa (ACI), promoverá nesta quinta-feira (21), a partir das 10 horas, mais um encontro voltado a representantes de veículos de comunicação. Os jornalistas participarão, na sala da Congregação, no prédio administrativo da FMB, de um bate-papo com o médico psiquiatra José Manoel Bertolote, professor do Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria da FMB e o tema em pauta será: Prevenção do Suicídio.
Em parceria com o Núcleo de Educação ? Distância e Tecnologias de Informação em Saúde (NEAD.TIS) da FMB, todo evento será transmitido, ao vivo, pela internet, e poderá ser acompanhado pelo link www.nead.fmb.unesp.br/prevencaosuicidio
Bertolote, que acaba de lançar o livro O suicídio e sua prevenção (142 páginas), pela Editora Unesp, é reconhecido internacionalmente por seus estudos sobre o tema. O especialista lançou, em 2000, um manual voltado especificamente para profissionais da mídia com objetivo de orientá-los sobre como tratar o assunto em suas reportagens, tanto em circunstâncias gerais quanto específicas e apontar as armadilhas a serem evitadas nas coberturas de suicídios.
A coletiva de imprensa promovida pela FMB terá duração de 40 minutos. Professor Bertolote usará metade do tempo para uma apresentação sobre os índices de suicídio no Brasil e no mundo, além de abordar formas de prevenção. Em seguida, haverá 20 minutos para perguntas dos jornalistas e discussão sobre o tema.
A mídia desempenha um papel significativo na sociedade atual, ao proporcionar uma ampla gama de informações, através dos mais variados recursos. Influencia fortemente as atitudes, crenças e comportamentos da comunidade e ocupa um lugar central nas práticas políticas, econômicas e sociais. Devido a esta grande influência, os meios de comunicação podem também ter um papel ativo na prevenção do suicídio, cita trecho de apresentação da cartilha Prevenção do suicídio um manual para profissionais da mídia, de autoria de Bertolote.
{n}Sobre o autor{/n}
José Manoel Bertolote é graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu da Unesp, atual Faculdade de Medicina, onde leciona, no Departamento de Neurologia, Psicologia e Psiquiatria. Tem mestrado em Psiquiatra Social e Transcultural pela McGill University de Montreal, no Canadá, e foi coordenador da equipe de transtornos mentais e neurológicos na sede da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra. Recebeu o prêmio Ringel Service Award, International Association for Suicide Prevention, da OMS.
Compartilhe esta notícia