Para os dias de calor intenso que estão previstos, o Departamento de Proteção Animal destaca algumas orientações para ajudar na manutenção do bem-estar de cães e gatos
Devemos estar atentos à hidratação dos cães e gatos, por isso, disponibilize água a vontade em quantidade maior do que a habitual. É necessário manter os recipientes à sombra e em locais frescos. Se possível, nos períodos mais quentes, acrescentar pedras de gelo à água. É importante também que o abrigo dos animais esteja em lugares frescos, à sombra.
Quanto aos passeios, é recomendado evitá-los nos dias mais quentes. Caso necessário, procure fazê-los nos períodos mais frescos do dia , ou seja, até as 8 h ou após as 18 h, pois o asfalto quente pode queimar suas patinhas. Para cães de focinho curto, animais obesos, idosos ou com problemas cardíacos, se forem passear, devem fazê-los de forma breve. Procure atendimento médico veterinário se nestes dias o animal manifestar sinal de desconforto ou se ficar muito ofegante.
Para os gatinhos, é necessário estimular a ingestão de água. Para isso, pode-se optar por fornecer sachês (ração úmida), aumentar o número de potes pelos ambientes ou disponibilizar fontes de água corrente.
Para mais informações, é só entrar em contato com Departamento de Proteção Animal através do 38114915 (este número também recebe mensagens de WhatsApp).
Compartilhe esta notícia