Prorrogado prazo para alunos manifestarem interesse nos itinerários formativos do Ensino Médio

Geral
Prorrogado prazo para alunos manifestarem interesse nos itinerários formativos do Ensino Médio 11 julho 2021

Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) prorroga prazo para manifestação de interesse nos itinerários formativos do Novo Ensino Médio. Agora, os estudantes da 1ª série do ensino médio da rede pública estadual têm até a próxima quinta-feira (15) para acessar a Secretaria Escolar Digital (SED) e concluir o processo, que vai definir os cursos a serem oferecidos pelas escolas durante a rematrícula, em agosto.

A relação apresenta 10 opções de aprofundamento curricular. São quatro opções nas áreas de conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza) e seis opções integradas, que apresentam combinações entre elas (Linguagens e Matemática, Linguagens e Ciências Humanas, Linguagens e Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, Matemática e Ciências da Natureza, além de Ciências Humanas e Ciências da Natureza).

O secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares, destaca que a participação estudantil nesta fase vai contribuir diretamente para o ingresso no ensino superior e no mercado de trabalho. “Através dos itinerários, o estudante terá a oportunidade de aprofundar conhecimentos em áreas que dialoguem diretamente com o seu projeto de vida. É um passo importante para descobrir potenciais e explorar vocações individuais, além da chance de concluir o ensino médio com um diploma técnico ou profissional”, destaca.

Gustavo Mendonça, gestor do Novo Ensino Médio, revela que a adesão atual se aproxima dos 80%. “A prorrogação nos permitirá ter dados de mais estudantes, o que é fundamental para os diretores das escolas tomarem a decisão dos itinerários que irão ofertar”, diz.

Qualificação via Novotec

Na manifestação, o estudante também pode demonstrar interesse em dois outros grupos de itinerários formativos. O segundo deles mescla as áreas do conhecimento com a qualificação profissional, via Novotec Expresso, e permite aprofundamento curricular em uma das áreas do conhecimento e dois certificados profissionalizantes durante o ano. São cursos relacionados a programação, design, dados, tecnologia, ciências sociais e comunicação, por exemplo.

No terceiro grupo, os estudantes têm a oportunidade, via programa Novotec Integrado, de sair com um diploma de curso técnico e com o do ensino médio, sem aumentar a carga horária. No total, serão 21 opções de cursos técnicos: Administração, Marketing, Logística, Recursos Humanos, Comércio, Finanças, Contabilidade, Desenvolvimento de Sistemas, Informática para Internet, Serviços Jurídicos, Serviços Públicos, Guia de Turismo, Design Gráfico, Design de Interiores, Eventos, Nutrição e Dietética, Eletrônica, Eletrotécnica, Química, Análises Clínicas e Farmácia.

A partir de 2022, a 2ª série contará com 10 aulas semanais dedicadas ao aprofundamento curricular escolhido conforme as opções apresentadas pela escola. Na 3ª série, serão 20 aulas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento