Propaganda enganosa na Black Friday? Clientes fazem reclamações

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Propaganda enganosa na Black Friday? Clientes fazem reclamações 01 dezembro 2022

A Black Friday ocorreu na última sexta-feira (25), mas foi marcada por problemas e reclamações. A plataforma Reclame Aqui, uma referência no setor de comércio eletrônico, mostrou que essa data repleta de “promoções” não empolgou muitos consumidores brasileiros – um reflexo de quase 10 mil reclamações durante três dias. O principal tema dos problemas apontados foi a “propaganda enganosa” por parte das lojas.

Foram um total de 9,3 mil reclamações entre quarta e sexta-feira. Cerca de 18% dos casos envolviam propaganda enganosa, conforme o Reclame Aqui. Algumas das situações que acabaram incomodando bastante os consumidores foram alterações repentinas de valores, o cancelamento de pedidos com produtos a preço promocional e até mesmo cupons que não funcionaram.

Vale destacar que, se a empresa tem no regulamento que aceita determinados cupons de desconto, ela precisa cumprir essa promessa. Tanto que há plataformas como o confiavel.com que oferecem análises e cupons promocionais no setor de jogatina online, trazendo opções de cassino com giros grátis e os respectivos cupons para cada site, assim como dicas para jogadores, análises dos serviços das plataformas, listas com os jogos oferecidos e métodos de pagamento aceitos – resumindo, todas as informações importantes para o usuário decidir em que plataforma irá se divertir.

Ainda em relação ao Reclame Aqui, mais um tema que rendeu muitas reclamações foi a entrega. As varejistas têm investido em entrega rápida, mas 15,69% das queixas foram casos de atraso na chegada dos produtos até o cliente.

Lojas com mais queixas na Black Friday

Ao divulgar o percentual de queixas e os seus temas, o Reclame Aqui também montou um ranking com as empresas que mais receberam reclamações na plataforma entre as 12h do dia 23/11 e as 21h do dia 25/11. Veja a lista abaixo com o nome das empresas e o número de reclamações:

– Magazine Luiza: 410

– Amazon: 209

– Casas Bahia: 192

– Americanas (Loja online): 187

– Shopee: 145

– Americanas (entregas O2O): 143

– Kabum!: 122

– Yeesco: 111

– iFood: 104

– 2R Store: 102

Vale destacar que grande parte dessas lojas tem um alto volume de vendas, o que pode ter contribuído para o número alto de queixas. Além disso, elas atuam no modelo de marketplace, onde qualquer empresa pode se cadastrar e fazer a venda com o uso da plataforma.

Mais detalhes

O site de reclamações listou um dos motivos de tantos problemas na Black Friday de 2022: a ausência de descontos em certos produtos. A Copa do Mundo, cuja edição de 2022 está ocorrendo nessa época, também pode ter reduzido o interesse do consumidor na data comercial.

Conforme o Reclame Aqui, o ticket médio de alguns produtos acabou subindo na sexta-feira, o que acabou levando o interesse do público para itens mais baratos. ”Apesar de os tickets mais altos de compras terem se elevado durante a sexta-feira oficial de Black Friday, eles não conseguiram acompanhar a demanda por artigos mais baratos, como calças, blusas, tênis e perfumes”, conta a plataforma.

Com a crise inflacionária, as promoções foram modestas, e muitas lojas preferiram dar desconto no pagamento à vista, através de Pix ou boleto. Assim, a estrela acabou sendo a ferramenta de transferências instantâneas do Banco Central, que segue em crescimento.

O Reclame Aqui contou que o meio de pagamento digital já é usado por 24,6% dos brasileiros, e perde apenas para o cartão de crédito (58,6%). Porém, um levantamento da Febraban, com base em dados do Banco Central, defende que essa já é a forma de pagamento mais usada pelo brasileiro, com 26 bilhões de transações feitas entre 16 de novembro de 2020, quando a ferramenta começou a funcionar no país, até o dia 30 de setembro de 2022. O Pix superou o número de transações com cartões de crédito em fevereiro deste ano.

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