Projeto visa que vereador mais votado em eleição seja o Presidente da Câmara de Botucatu

Geral
Projeto visa que vereador mais votado em eleição seja o Presidente da Câmara de Botucatu 15 outubro 2024

Projeto de Resolução foi protocolado pelo Vereador Abelardo, o mais votado na eleição de outubro. Matéria passará pelas comissões internas

Abelardo é o autor do projeto e também o mais votado na eleição

Foi protocolado nesta segunda-feira (14) na Câmara de Botucatu um Projeto de Resolução que determina que o vereador mais votado na eleição municipal seja também o presidente do Legislativo no primeiro biênio da próxima legislatura. Isso altera o regimento interno da Câmara.

O autor do Projeto é o vereador Abelardo da Costa Neto (Republicanos) e a matéria foi lida em plenário na noite desta segunda. O próprio autor da proposta foi o mais votado na eleição de domingo (06).

A matéria foi lida na durante a sessão legislativa, como ocorre com todos os projetos que dão entrada na Câmara. O PR agora tramitará pelas comissões internas da casa de leis e só depois, se não houver apontamentos, deverá ir para votação.

Fontes na Câmara Municipal rechaçam a possibilidade da matéria prosperar. A eleição da Mesa Diretora da Câmara será realizada após a posse dos vereadores eleitos no dia 01 de janeiro de 2025.

Eleição da mesa diretora

Laudo, Cula e Curumim são os favoritos para eleição da mesa diretora

Apesar de ter batido um recorde na história de Botucatu com 4.698 votos, Abelardo está longe de se tornar presidente da Câmara nos ‘métodos convencionais’ de escolha. Vereador independente, como se autodeclara, ele não faz parte da chamada (e teórica) base do novo Governo, bloco que detém a maioria dos nomes recém eleitos.

Embora não haja publicidade desses nomes, especula-se que a indicação do bloco não fugirá de três figuras já experientes no Legislativo botucatuense. Curumim (PSDB), Cula (MDB) e Sargento Laudo (PSD) são apontados como os favoritos para a cadeira de presidente no biênio 2025/2026 conforme apurou o Acontece Botucatu.

Destes nomes, apenas Laudo nunca foi presidente da Câmara Municipal e ganha força nos bastidores. Curumim já exerceu em duas oportunidades em legislaturas passadas e Cula é o atual Presidente.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Promoção Mais de 2 Milhões em Prêmios
Oferecimento