445 professores da rede municipal de educação (ensino fundamental I e II). Este é o número de docentes sensibilizados pelo Projeto Diagnóstico Precoce, Edição 2022, Um Caminho para Cura.
A ação permite que profissionais sejam sensibilizados para identificar os sinais e sintomas do câncer ainda no início. Com isso, é possível realizar o encaminhamento para os centros especializados.
A iniciativa faz parte do rol de atividades dos recursos arrecadados pelo McDia Feliz 2022. Ao todo, foram cinco cidades que participaram do processo de sensibilização com 445 participantes. Em Pratânia foram 56 docentes, Botucatu sensibilizou 88, em Porangaba, 56, na cidade de São Manuel, 215, e Pardinho, 30 professores.
De acordo com Guto Albano, coordenador da campanha McDia Feliz em Botucatu, o investimento no aprimoramento dos profissionais da rede municipal de ensino foi possível graças a união de esforços de todos os envolvidos na campanha do ano passado. “Nossa ideia é despertar a atenção destas pessoas para os primeiros sinais da doença, uma vez que elas lidam diariamente com crianças e adolescentes”, frisa.
Paulo Nogueira, franqueado do MC Donald’s em Botucatu, destaca que a implantação do Programa de Diagnóstico Precoce em Botucatu é a realização de um sonho antigo. “Todos sabemos que quanto mais cedo acontece a identificação do câncer e mais rápido começa o tratamento, maiores são as chances de cura do paciente”, pontua.
Danielle Basto, gerente da área de Programas, Inovação e Advocacy do Instituto Ronald Mc Donalds, lembra que o Programa de Diagnóstico Precoce existe há 15 anos e já atingiu mais de 30 mil profissionais e estudantes da saúde. “Neste ano, iniciamos o trabalho de conscientização com os profissionais da educação, pois as crianças e adolescentes, muitas vezes, passam mais tempo na escola do que em suas casas e temos visto o quão importante é levar informação desse tipo para os profissionais de educação”, disse.
Sobre o McDia Feliz
A iniciativa é coordenada nacionalmente pelo Instituto Ronald McDonald e, em Botucatu, pela Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) em parceria com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB).
Neste dia, toda a renda arrecadada com a venda do sanduíche Big Mac – na Av. Dr. Vital Brasil e no Shopping Park Botucatu – é destinada para o Projeto Diagnóstico Precoce.
Compartilhe esta notícia