
O projeto de lei que cria a Região Administrativa de Botucatu/Avaré foi aprovado nesta segunda-feira, 08, na CCJ – Comissão de Constituição, Justiça e Redação. O projeto é do Deputado Estadual Fernando Cury (Cidadania).
O PL já tinha recebido parecer favorável do relator há duas semanas. Na oportunidade o relatório cirou a necessidade da criação dessa Regional, colocando Botucatu e Avaré como municípios de referência.
“Esse PL tinha recebido, há pouco tempo, o parecer favorável do relator, e agora, passou sem qualquer alteração pela CCJR, ou seja, teve seu texto aprovado na íntegra. Depois de ser analisada e ter passado pela primeira e mais importante comissão dentro da Assembleia Legislativa, pode nesse momento seguir o trâmite pelas demais comissões”, explicou.
O presente Projeto de Lei pretende criar a Região Administrativa de Botucatu. A apresentação desta propositura vem em resposta aos anseios dos municípios que compõem a Região de Botucatu e Avaré, dadas as suas referências regionais, principalmente nas áreas da educação, saúde e turismo, bem como, sua localização privilegiada e estratégica.
Justificativa do Projeto
O presente Projeto de Lei pretende criar a Região Administrativa de Botucatu. A apresentação desta propositura vem em resposta aos anseios dos municípios que compõem a Região de Botucatu e Avaré, dadas as suas referências regionais, principalmente nas áreas da educação, saúde e turismo, bem como, sua localização privilegiada e estratégica.
Em relação à área da Educação, Botucatu se destaca no Ensino Superior Público; são dois campi da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP (Faculdade de Medicina de Botucatu; Instituto de Biociências de Botucatu; Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia; Faculdade de Ciências Agronômicas), e um campus da Faculdade de Ensino Tecnológico – FATEC, e tantas outras instituições particulares que oferecem cursos presenciais, semipresenciais e Ensino a Distância – EaD. Importante destacar que a cidade também conta com uma unidade do Instituto Embraer de Educação e Pesquisa, o Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho.
Na área da saúde, exalta-se a importância do Complexo do Hospital das Clinicas, da Faculdade de Medicina de Botucatu – HCFMB, responsável pelo atendimento de média e alta complexidade, sendo referência para toda a região, posto que atende 70 cidades e cerca de 2 milhões de habitantes.
O complexo do HCFMB é composto pelo Hospital Estadual de Botucatu, pelos Prontos-Socorros adulto e pediátrico, por 4 Casas de Apoio que abrigam acompanhantes de pacientes, e pelo Serviço de Atenção e Referência em Álcool e Drogas – SARAD, que é a primeira clínica para dependentes químicos de álcool e drogas do Governo do Estado, atendendo toda a Região do Polo Cuesta (Botucatu) e Vale Jurumirim (Avaré), e de certa forma boa parte da DRS VI.
Ainda na área da saúde, Botucatu conta com uma unidade do Ambulatório Médico de Especialidades de Botucatu – AME BOTUCATU, que recebe pacientes de 25 municípios, e possui atendimento médico ambulatorial especializado, voltado para investigação diagnóstica, orientação terapêutica e resolutividade cirúrgica para casos de pequena e média complexidade.
Não podemos nos esquecer de mencionar que Botucatu é privilegiado, pois é uma das 11 cidades do interior paulista que dispõe de uma unidade da Rede Lucy Montoro. A Rede tem por objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas incapacitantes, motoras e sensório-motoras.
Avaré, também, se destaca na área da saúde, sendo referência para 17 cidades da região; a Santa Casa de Avaré está integrada com o Hospital das Clinicas de Botucatu, atendendo, além dos 90 mil habitantes do município, pacientes de cidades vizinhas. Outrossim, encontra-se em fase de construção uma unidade do AME.
Em relação à educação Avaré possui várias faculdades particulares, já na esfera pública está a Fundação Regional Educacional de Avaré – FREA, fundação municipal, criada em 1968, e o Instituto Federal São Paulo, que dentre os vários cursos ministrados destacam-se os cursos superiores de Agronegócio, Gastronomia e Engenharia de Biossistemas.
Compartilhe esta notícia