Lígia Mota, coordenadora do ECO-GAME: Floresta Amazônica, esteve presente no Gamescom Latam
No final de junho, por meio da iniciativa ECO-GAME: Floresta Amazônica, o Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) da Unesp – Câmpus de Botucatu marcou presença no Gamescom Latam, no estande HUB INTERATIVO da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Representando a Agência Unesp de Inovação (AUIN), a professora Lígia Souza Lima Silveira da Mota, docente do Departamento de Ciências Químicas e Biológicas do IBB, esteve no evento divulgando o ECO-GAME: Floresta Amazônica, um projeto de Extensão Universitária realizado com alunos bolsistas PROEX-Unesp e Iniciação Científica PIBIC e FAPESP.
O evento, realizado de 26 a 30 de junho no São Paulo Expo, é uma fusão da gamescom, maior evento de games do mundo, com o BIG Festival, maior festival de games da América Latina, e contou com inúmeros estandes de tecnologia e games durante toda a programação. “Para mim foi uma experiência única. Nunca havia me imaginado neste universo de games e, de repente, estava eu lá!”, compartilha Lígia.
A professora Lígia esteve presente no dia 28 de junho, disponibilizando o aplicativo do jogo ECO-GAME: Floresta Amazônica para que o público pudesse conhecer. “Quando passava um jovem estudante, eu o convidava para jogar. O convite era aceito tranquilamente pelos jogadores!”, afirma a professora.
Conheça o ECO-GAME: Floresta Amazônica
Criado em um projeto de Extensão Universitária do IBB, o ECO-GAME: Floresta Amazônica é uma iniciativa que visa abordar a metodologia ativa de ensino para o ensino fundamental II, por meio de um jogo educativo multijogador para computador e celular, abordando a temática “Biologia da Conservação da Floresta Amazônica”. O jogo foi desenvolvido em parceria com o grupo de Extensão Fellowship of the Game (FoG), vinculado ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo (USP).
Com a missão de conscientizar e informar, o jogo foi desenvolvido com dois principais objetivos: educar os jovens a respeito da Floresta Amazônica, informando sobre o bioma amazônico, responsável por representar o principal ecossistema do mundo e a sua importância na regulação de clima, chuvas, biodiversidade e riqueza faunística e florística; e conscientizar a população sobre a degradação que a Floresta Amazônica vem sofrendo na última década, o impacto das ações humanas neste cenário, o papel fundamental da sociedade para o equilíbrio da tríade homem-animal-ambiente e expor ações efetivas para combater este cenário.
Para atrair o interesse dos mais jovens para a temática, o projeto de Extensão Universitária do IBB intitulado ‘ECO-GAME: Floresta Amazônica – Metodologia ativa de ensino para o ensino fundamental II’ tem como público-alvo os estudantes do ensino médio, de 12 a 15 anos. “O jogo atrai a atenção dos jovens e abre uma oportunidade para discussões sobre responsabilidade social, importância do bioma e como preservá-lo”, afirma Lígia.
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