Projeto da Unesp forma jovens Guias da Natureza em São Manuel

Na última semana foi realizada, no Teatro Municipal de São Manuel, a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do curso de formação de educadores ambientais para manejo em Agroecologia e Conservação de Trilhas e Estruturas Educativas na Fazenda Experimental da Unesp de São Manuel.

O curso foi realizado pelo Clube da Mata. Um projeto do Instituto de Biociências e a Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp, câmpus Botucatu, em parceria com a Prefeitura de São Manuel para a formação de estudantes, do Ensino Básico, em guias ambientais.

A atividade foi promovida entre os dias 2 e 7 de julho, com um total de 60 horas e participação de 33 estudantes do Ensino Médio de quatro escolas públicas de São Manuel: ETEC Dona Sebastiana de Barros, Escola Estadual Walter Carrer, Escola Estadual Atílio Inocenti e Escola Estadual Francisco de Oliveira Faraco.

A partir de agora, estes jovens guias irão organizar e acompanhar estudantes de escolas da região e demais interessados em visitas relacionadas à educação ambiental, sob a supervisão professores, bolsistas e estudantes voluntários da Unesp.

“Este projeto tem alcançado ótimos resultados por conta das parcerias da Universidade com os setores públicos municipais. Os jovens Guias da Natureza já iniciaram atividades recebendo no último dia 29 de agosto os estudantes dos primeiros anos de Ciências Biológicas da Unesp e a partir de setembro estarão fazendo o trabalho de visitas didáticas com alunos dos quintos anos do Ensino Fundamental de São Manuel”, informa a Profa. Maria de Lourdes Spazziani, do Departamento de Educação do IB, uma das coordenadoras do Curso de Férias ao lado da Profa Renata Cristina Batista Fonseca, da FCA.

Também prestigiaram o evento o prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro Neto; vice-diretor do Instituto de Biociências, Prof. Dr. Luís Fernando Rolim; e o diretor de Educação de São Manuel, Prof. Dr. José Roberto Corrêa Saglietti (ex-diretor do IB/Unesp no período de 2001-2005). Além de diretores de escolas municipais e estaduais, pais, parentes e colegas dos formandos.