Projeto Crescer Seguro, de Botucatu, beneficia mais de 6 mil crianças em 10 anos

Arquivo Acontece Botucatu

Os números assustam. No Brasil, todos anos, 5 mil crianças morrem e aproximadamente 100 mil ficam hospitalizadas em decorrência de algum acidente doméstico. Os dados são do Ministério da Saúde e ficam ainda mais alarmantes quando é apontado que grande parte deles, praticamente 99%, poderiam ser evitados com atitudes simples. Com o objetivo de reverter estes dados, a médica pediatra Dra. Maria Auxiliadora Gabarra idealizou e fundou em 2009, em Botucatu, interior de São Paulo, o Projeto Crescer Seguro.

“Ao longo dos anos, durante o exercício da Medicina, acompanhei uma crescente evolução no número de crianças que sofriam algum tipo de acidente doméstico. Isso me angustiava, pois sabia que com medidas simples, muitos casos poderiam ser drasticamente reduzidos”, avalia. Pioneiro no país, o Projeto se estabeleceu levando conhecimentos para escolas da rede pública e ganhou folego e equipe ao longo dos anos. Aproximadamente 6.500 pessoas, entre crianças, professores e a comunidade em geral já tomaram conhecimento da ação, por meio de palestras, capacitações, teatros, entre outras atividades.

10 anos do Projeto Crescer Seguro e Lançamento do Livro

Em 2019 o Projeto Crescer Seguro inaugura uma nova fase. Com a equipe cada vez maior, a ação mostra a sua importância na comunidade, capacitando cada vez mais professores e crianças. O projeto ainda ganha no próximo ano o livro: “Nina e Theo em Uma Aventura ao Lageado”. De forma lúdica e interativa, os mascotes do Projeto pretendem levar crianças e seus familiares para um passeio na Fazenda Lageado, localizado em um do campus da UNESP de Botucatu, que é símbolo na cidade. Durante a aventura, o leitor irá fazer parte da turma da Maria, assinando seu nome e ajudando os amiguinhos a saírem de verdadeiras “enrascadas”.

Evento de encerramento

Na próxima terça-feira, 06 de novembro, o Projeto Crescer Seguro encerra as atividades do ano com a aula “Noções Básicas de Prevenção de Acidentes”. A atividade contará com a presença de educadores que participam da ação, entre outras autoridades municipais. Nesta data também será lançado o novo livro do Projeto, além de mostrar dados do trabalho realizado ao longo do ano de 2018.

Aula de encerramento

Quando: 06/11

Onde: Teatro Municipal

Horário: das 17h as 20h

Informações a imprensa

Marilia Costa – 017 991095024

Mariliacosta.jornal@gmail.com