Dupla dirigirá a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu no quadriênio 2025 – 2029.
A Chapa 1 “Ser FMVZ” formada pelos professores Mario de Beni Arrigoni, atual vice-diretor e candidato a diretor, e Alexandre Secorun Borges, atual supervisor do Hospital Veterinário e candidato a vice-diretor, obteve a maioria dos votos válidos na eleição realizada nos dias 10 e 11 de setembro e dirigirá a Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Unesp, câmpus de Botucatu no quadriênio 2025 – 2029. O resultado foi divulgado após o encerramento do pleito, no final da tarde desta quarta-feira (dia 11).
A chapa dos professores Mário e Alexandre ficou com 69,77% dos votos válidos e a Chapa 2 “Somos todos FMVZ”, formada pelos professores Eunice Oba e André Mendes Jorge alcançou 29,76%, seguindo a proporcionalidade de 70%, 20% e 10% dos votos válidos, respectivamente, para servidores docentes, servidores técnicos-administrativos e alunos.
Falando como diretor eleito, o professor Mario de Beni Arrigoni fez questão de agradecer a comunidade da Faculdade. “Esse resultado nos traz a responsabilidade de dar continuidade na busca pela excelência e na compreensão do que é a nossa instituição e da sua importância. Nessa eleição, gostaria de chamar a atenção para a grande participação dos alunos. Isso mostra que eles estão cada vez mais interessados em se envolver com a gestão e as decisões na Faculdade. É um momento de muita alegria. Creio que a soma das nossas experiências, minha e do professor Alexandre, pode dar tranquilidade para que, nos próximos anos, a FMVZ siga buscando a qualidade em todas as suas ações”.
O professor Arrigoni também fez agradecimentos. “Agradeço à nossa comunidade e, especialmente, ao professor Meira pelo convite para ser seu vice-diretor na FMVZ e aprender tanto sobre essa Faculdade, com seu exemplo de dedicação à nossa instituição. Tivemos a oportunidade nessa campanha de ouvir as demandas e as críticas, as expectativas de todos os segmentos. Agora é um momento de reflexão, pois ainda temos cinco meses de gestão do professor Meira. Essa é hora de organizar o que buscaremos colocar em prática no futuro. Eu e o professor Alexandre vamos trabalhar com muita paixão para tudo acontecer da melhor forma possível. Agradeço de coração a confiança de todos”.
Após a divulgação do resultado, a professora Eunice Oba agradeceu a participação da comunidade no pleito e parabenizou a chapa vencedora. O diretor da FMVZ, professor Cezinande de Meira, fez agradecimentos à comunidade pelo apoio à sua gestão e comentou o resultado da eleição.
“O professor Mario tem uma experiência muito grande para conduzir a FMVZ. O mesmo acontece com o professor Alexandre, com quem tenho convivido de modo mais próximo nos últimos anos com seu trabalho na Supervisão do Hospital. Agradeço também a Comissão Eleitoral que conduziu com toda a lisura e tranquilidade o processo eleitoral e a nossa comunidade que participou ativamente do processo de escolha da condução da escola. Agradeço também os professores Eunice Oba e André Mendes Jorge pela participação, que gerou a oportunidade de discussão de temas acadêmicos e administrativos durante o processo eleitoral. Tenho certeza que os eleitos vão conduzir essa escola com muita vontade de trabalhar e contando com o apoio de toda a comunidade”.
Trajetória
O professor Mario de Beni Arrigoni, atual vice-diretor da FMVZ, é graduado em Zootecnia pela Unesp (1982), tem mestrado em Nutrição Animal e Pastagem pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1990) e doutorado em Zootecnia pela Unesp (1995). Professor Titular a partir de 2018 pelo Departamento de Melhoramento e Nutrição Animal da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho com ênfase em Nutrição e Alimentação Animal, atuando principalmente nos seguintes temas: bovinos jovens, confinamento, qualidade de carne, valor nutritivo e superprecoce. Foi Coordenador Executivo/Diretor, do Câmpus de Dracena-unesp (2005 a 2013) e Assessor chefe da Assessoria de Planejamento e Orçamento da Reitoria -unesp (2013-2017). É Bolsista de Produtividade do Cnpq desde 1999, atualmente nível 1D. Coordena e participa de grupos de pesquisa do Cnpq. Coordenador da Empresa Junior Nutrir desde 2007.
O professor Alexandre Secorun Borges, atual supervisor do Hospital Veterinário da FMVZ, é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina (1990), fez Residência em Medicina Veterinária na FMVZ/Unesp (1992), tem Mestrado em Clínica Veterinária pela USP (1997) e Doutorado em Medicina Veterinária pela FMVZ/Unesp (2001). Foi Professor Visitante da Cornell University (2005), Livre-Docência pela FMVZ/Unesp (2008) Universidade “Júlio de Mesquita Filho” Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia Câmpus de Botucatu (2008). Em 2008 tornou-se professor adjunto do Departamento de Clínica Veterinária da FMVZ/Unesp-Botucatu.
Desde 2018 é Professor Titular de Clínica Veterinária deste Departamento. Desenvolve conjuntamente atividades de ensino, pequisa, e extensão ligadas ao atendimento clínico e neurológico junto ao Departamento de Clínica Veterinária. É especializado na área de Clínica de Grandes Animais, e em seu currículo os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica e tecnológica são: imunologia, neurologia, enfermidades clínicas e infecciosas de eqüínos, bovinos e ovinos, enfermidades genéticas e biologia molecular. Foi Chefe do Serviço de Clínica Veterinária e Vice-coordenador do Programa de Pós Graduação em Medicina Veterinária. Foi diretor da Associação Brasileira de Veterinários de Equinos durante 4 anos. Membro do CNPQ-CA Veterinária 2017-2020.
Compartilhe esta notícia