Solenidade, com a presença da reitora Maysa Furlan, aconteceu no dia 30 de janeiro.
No dia 30 de janeiro de 2025, no auditório Paulo Rodolfo Leopoldo, na Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a solenidade de posse dos professores Caio Antonio Carbonari e Renata Cristina Batista Fonseca como diretor e vice-diretora da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.
Realizada no dia em que a Unesp comemorava 49 anos de sua criação, a solenidade foi presidida pela professora Maysa Furlan, reitora da Universidade. A mesa diretora dos trabalhos teve a presença dos professores Dirceu Maximino Fernandes, diretor cessante da FCA; Cesar Martins, vice-reitor da Unesp e Erivaldo Antonio da Silva, secretário geral da Unesp. Também compuseram a mesa: Fabio Vieira de Souza Leite, prefeito de Botucatu; vereador Nuno Pereira Garcia e o deputado federal João Cury Neto.
Estiveram presentes na solenidade, a Congregação da FCA, Professores Eméritos da FCA e diretores e vice-diretores de muitas das unidades universitárias da Unesp. Além da mesa diretora, foi constituída uma plataforma de honra composta pelos professores Pasqual Barreti, reitor da Unesp entre 2021 e 2025; Marilza Vieira Cunha Rudge, vice-reitora da Unesp de 2013 a 2016, além dos atuais pró-reitores e presidentes dos fóruns dos diretores e dos vice-diretores.
Após a execução do Hino Nacional e da Canção Oficial do Município pelos músicos botucatuenses Osni Ribeiro e Arnaldo Silva, aconteceu o pronunciamento do professor Dirceu Maximino Fernandes, diretor cessante da FCA. Marcado por muita emoção, o discurso ressaltou a importância da continuidade das ações e projetos na gestão da FCA ao longo dos seus 60 anos de existência
“Em nossa gestão, procuramos honrar uma característica histórica da FCA, que é de não ter descontinuidade dos projetos e iniciativas das gestões anteriores. Como numa corrida de revezamento, ao passar o mandato, passamos também os compromissos institucionais. E a corrida prossegue, simbolizando a atitude de toda a equipe administrativa da FCA em todas as suas instâncias”.
O professor Dirceu fez questão de agradecer o apoio e a confiança da comunidade universitária, nomeando diversos parceiros colaboradores durante sua gestão. “Não farei um inventário de realizações e de obras. Quero sim fazer uma homenagem às pessoas com quem convivi e que ajudaram a dirigir essa unidade. Sem elas nada seria possível. Sabemos que tudo passa e o que mais importa é com quem dividimos a caminhada”. O diretor cessante fez agradecimentos especiais ao professor Caio Carbonari, vice-diretor da gestão cessante (“Sua dedicação, ética e compromisso farão a diferença nesse novo período da nossa história”, ao Professor Emérito Julio Nakagawa (“meu pai científico”) e, por fim, aos seus familiares (“Só a família sabe o que sofre com as preocupações e ausências daqueles que exercem funções administrativas. Eterna gratidão pela paciência e compreensão”). E concluiu: “Com espírito de dedicação ao trabalho e respeito ao trabalho em equipe e à retidão ética, digo meu muito obrigado à FCA/Unesp, por esse ciclo que jamais esquecerei”.
Após o professor Dirceu homenagear sua esposa e receber, juntamente com o professor Caio, uma homenagem da comunidade da FCA pela gestão cessante, aconteceram as leituras e assinaturas dos termos de posse dos novos diretor e vice-diretora da FCA. Na sequência, os dirigentes recém empossados receberam as insígnias dos seus cargos e, oficialmente, assumiram os lugares respectivos às novas funções na mesa diretora da solenidade.
O professor Roberto Lyra Villas-Bôas fez a saudação aos novos dirigentes em nome da Congregação da FCA. “O professor Caio, graduado por esta casa, torna-se o mais jovem diretor que esta unidade já teve. Traz consigo a energia de um jovem corredor que, com passadas largas, assertivas e estratégicas está apto para uma corrida equilibrada e vitoriosa. A professora Renata, também graduada por essa casa, torna-se agora a primeira mulher e primeira engenheira florestal a ocupar um cargo de direção na FCA. Esse fato não é apenas simbólico – é histórico e inspirador, pois representa também a importância de novos olhares para uma gestão plural”. E falando diretamente aos novos dirigentes, conclamou: “Que esta Diretoria seja guiada pela inovação e pelo diálogo, na busca de uma FCA cada vez mais forte e relevante, que impacte positivamente a comunidade acadêmica, transformando as vidas e a sociedade ao nosso redor”.
Após uma homenagem da comunidade da FCA às famílias dos novos dirigentes e uma segunda apresentação dos músicos Osni Ribeiro e Arnaldo Silva, foi a vez do deputado federal João Cury Neto usar a palavra, lembrando os 49 anos da Unesp e os 60 da FCA. “A FCA e a Unesp têm um papel preponderante em nossa região. A grande contribuição que a Unesp deu para a cidade de Botucatu, além da econômica, foi cultural e social. É inegável esse impacto extremamente positivo no nosso município. A Unesp é o principal ativo do nosso município e nunca nos falta quando precisamos dela. Saúdo os professores Caio e Renata e me coloco à disposição para auxiliar a FCA no que for necessário”.
Fabio Leite, prefeito de Botucatu, também saudou os dirigentes empossados e lembrou a relevância da Unesp e da FCA para o município. “Nesse ano, ao comemorar seu sexagésimo aniversário, a FCA reafirma seu compromisso com a educação de qualidade e produção de conhecimento relevante para a sociedade. A parceria entre o poder público municipal, a iniciativa privada e as universidades é essencial para o progresso de nossa gente, é o que vai fazer que os municípios brasileiros se desenvolvam. Reafirmo aqui o compromisso da Prefeitura Municipal em fortalecer esses laços, visando o bem-estar e a prosperidade da nossa população”.
O pronunciamento seguinte foi feito pela professora Renata Cristina Batista Fonseca. Em sua primeira fala oficial como vice-diretora, ela relembrou momentos da sua trajetória na FCA desde aluna de graduação até o momento atual e ressaltou a importância da Unesp como agente de transformação social. “Sabemos dos desafios que nossa sociedade enfrenta e do papel das universidades públicas. Temos a capacidade de promover mudanças significativas, não apenas no desenvolvimento profissional, mas também no avanço social e no equilíbrio ambiental, contribuindo assim para um futuro justo, sustentável e próspero para todas e todos. Conhecemos a grandeza da Unesp e sua importância, especialmente no interior do Estado de São Paulo, onde ela oferece educação de alta qualidade e contribui diretamente para o desenvolvimento regional”.
A professora também agradeceu familiares, a comunidade universitária e especialmente o professor Caio Carbonari “Estamos juntos nessa jornada, prontos para levar a FCA a novos horizontes”. Encerrando sua fala, ela relembrou o professor Elias José Simon, ex-diretor da FCA já falecido, citando o poema “Mãos dadas”, de Carlos Drummond de Andrade.
Em seu primeiro discurso como diretor da FCA, o professor Caio Carbonari declarou: “Assumo hoje com grande honra, alegria e otimismo e absolutamente ciente da responsabilidade desse cargo. Estou aqui há 25 anos, desde minha graduação. Posso afirmar com certeza que aqui sou imensamente feliz. É o lugar onde trabalho com prazer e dedicação, o lugar onde fiz grandes amigos, onde conheci minha esposa e construí minha carreira e minha família. Essa instituição é muito especial para mim. A Unesp e a FCA transformaram a minha vida e continuam a cada dia a transformar a vida de todos que aqui passam. Sinto-me profundamente honrado pela confiança e a distinção que recebi da nossa comunidade ao me delegarem a tarefa de conduzir a FCA nos próximos quatro anos”.
O novo diretor saudou a professora Renata, nova vice-diretora. “Me alegra e me tranquiliza saber que poderei contar com a competência, experiência e todo apoio que sempre recebi da professora Renata Fonseca. Tenho certeza que nossos perfis acadêmicos e características pessoais se complementam e ampliam as nossas possibilidades de fazer uma boa gestão. Além disso, é um motivo de alegria e orgulho fazer parte desse momento histórico em que a FCA terá primeira vez uma mulher junto à direção, em sessenta anos de história. Muito obrigado, professora Renata, por aceitar esse desafio ao meu lado”.
O professor Caio fez vários agradecimentos a colaboradores, parceiros, familiares, incluindo a Congregação, a Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais, às equipes de todos os setores da FCA, aos professores que colaboraram na sua formação e aos ex-diretores que o antecederam no cargo. Ao diretor cessante, professor Dirceu Fernandes, ele disse: “Agradeço pela confiança, pela ética, competência e incansável dedicação ao longo desses quatro anos à frente da FCA. Obrigado ainda por todo o cuidado com a nossa instituição e as pessoas que a integram, sempre com agindo com solicitude, diligência, zelo, atenção e bom trato. Foi uma honra exercer a Vice-diretoria ao seu lado”. Ao professor Edivaldo Velini ele agradeceu: “Tenho o imenso prazer de conviver há mais de 20 anos, primeiro como orientado de pós-graduação, depois como colega de departamento e também como amigo. Uma pessoa e profissional brilhante. Eu poderia usar aqui muitos adjetivos positivos, mas o que mais admiro é sua generosidade. Obrigado por tudo e tanto na minha vida”.
Por fim, o novo diretor afirmou: “É com muito otimismo que olhamos o futuro, vamos avançar juntos na construção de uma FCA cada vez mais inovadora, ágil e preparada para os desafios do século XXI. Que possamos garantir um ensino crítico, reflexivo e a transdisciplinaridade como alicerces para a formação de indivíduos conscientes, capacitados para enfrentar os desafios e contribuir para um futuro mais justo e sustentável em nosso país. Trabalharemos incansavelmente para o bem-estar da nossa comunidade e para sermos facilitadores, criando um ambiente favorável para que as ações individuais e coletivas, que brotam com vigor da nossa comunidade e engrandecem a nossa FCA, possam crescer e dar frutos”.
O pronunciamento da professora Maysa Furlan, reitora da Unesp, encerrou a solenidade de posse. Ela lembrou os 49 anos da Unesp e 60 anos da FCA, agradeceu o professor Dirceu pelo trabalho e desejou uma boa gestão aos professores Caio e Renata. “A FCA contribuiu muito para consolidação da Unesp, uma universidade jovem mas de excelência, e que, por sua vez, contribui sobremaneira para a formação de recursos humanos para o Estado de São Paulo e para o país. Quero lembrar que a ciência muda o mundo. Cursos como os que a FCA mantém podem auxiliar de maneira crucial no enfrentamento dos principais desafios do século XXI e por isso são essenciais para que possamos ter um mundo melhor, baseado numa configuração mais humana e equitativa. Espero que na gestão dos professores Caio e Renata a FCA continue a “afagar a terra e fecundar o chão”, como na canção. Parabéns professores e contem com essa Reitoria. Viva a Unesp e seus 49 anos! Viva a FCA e seus 60 anos! Viva a educação e a ciência! Viva Botucatu e o Brasil!”.
Compartilhe esta notícia