
Ele sucede o professor Antonio Rugolo Junior, que esteve à frente da Fundação por dez anos.

A presidência da Fundação para o Desenvolvimento Médico e Hospitalar (Famesp) passou a ser exercida pelo professor Pasqual Barretti, que retorna ao cargo após comandar a instituição entre 2005 e 2015 e atuar como reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de 2021 a 2024. Ele sucede o professor Antonio Rugolo Junior, que esteve à frente da Fundação por dez anos.
O período mais recente de gestão de Rugolo foi marcado por avanços estruturais, seis certificações de qualidade — incluindo uma internacional —, fortalecimento da governança, ampliação e qualificação de serviços hospitalares e investimentos nas áreas de ensino, pesquisa e humanização. Reconhecido pela liderança ética e técnica, ele consolidou políticas institucionais de segurança do paciente, programas de integridade e definiu missão, visão e valores que norteiam a atuação da Famesp.
“O professor Rugolo fez uma excelente gestão, qualificando a estrutura administrativa e os processos internos. Nosso objetivo é preservar esse legado e buscar novas oportunidades de atuação, sempre com responsabilidade e equilíbrio”, afirma Barretti.
Entre as prioridades da nova presidência estão o fortalecimento da atuação da Famesp em Botucatu, especialmente em equipamentos estratégicos como o Hospital do Bairro e o AME, e a avaliação de novas parcerias em outras cidades paulistas. Segundo Barretti, já houve procura de instituições como a Santa Casa de São Manuel e a Unicamp para conhecer o modelo de gestão da Famesp. Qualquer expansão, no entanto, será pautada pela viabilidade técnica e pelo interesse público.
Ao encerrar sua gestão, Rugolo ressaltou que os resultados alcançados foram fruto do trabalho coletivo:
“Qualidade não é um troféu, é uma forma de trabalhar todos os dias com seriedade e humildade. Nada disso se faz sozinho — é resultado de uma equipe comprometida e alinhada a um propósito”, destacou.
Com 44 anos de história, a Famesp é referência como organização social de saúde no estado de São Paulo, gerenciando serviços de média e alta complexidade em parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS). Sua trajetória combina gestão eficiente, atendimento humanizado e compromisso com a responsabilidade social.
A entrevista completa com os professores Pasqual Barretti e Antonio Rugolo Junior está disponível no blog da Famesp: www.blog.famesp.org.br.
Vias Digitais
Compartilhe esta notícia