Proerd forma mais 40 alunos em Botucatu

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Proerd forma mais 40 alunos em Botucatu 22 agosto 2016

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Na última sexta-feira, 19, aproximadamente 40 crianças do Colégio Ipê se formaram no Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência). A cerimônia de formatura ocorreu na Câmara Municipal de Botucatu.

O Programa é desenvolvido por Policiais que foram treinados e capacitados. O PM cabo Pontes, que é instrutor dos alunos, enfatiza que o programa envolve polícia, escola, família, pois não fica restrito apenas às salas de aula.

“Esses meninos que receberam seus certificados de conclusão do curso serão multiplicadores na prevenção das drogas e da violência, levando esse programa, também para fora das salas de aula”, disse o policial. “E é esse é o objetivo primordial do programa”, complementou Pontes.

 O programa

proerd 3O Proerd é um programa de caráter social e preventivo posto em prática em todos os estados do Brasil, por policiais militares devidamente selecionados e capacitados. É desenvolvido uma vez por semana em sala de aula, durante três meses, em média, nas escolas de ensino público e privado para os alunos que estejam cursando o quinto ou sétimo ano do ensino fundamental.

Através do livro do estudante Proerd, os conteúdos são desenvolvidos de forma dinâmica em grupos cooperativos, onde nas aulas são realizadas atividades voltadas ao desenvolvimento das habilidades individuais para que a crianças e os jovens possam tomar suas decisões de forma consciente, segura e responsável.

proerd 2O programa também é desenvolvido à família, em um curso específico para pais ou responsáveis, durante um mês, uma vez por semana, com duração de duas horas cada encontro. Em 2010 o Proerd iniciou o programa para Educação Infantil, com o objetivo de possibilitar o reconhecimento de situações que possam comprometer a segurança e saúde dos alunos.

É composto por lições com atividades orientadas para a pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental, com objetivo de levar o aluno a participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução de problemas e dificuldades, ensinando procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados, como também as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda.

 

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