Primavera terá mais ondas de calor, mas também incidência maior de chuvas, preveem especialistas

Geral
Primavera terá mais ondas de calor, mas também incidência maior de chuvas, preveem especialistas 19 setembro 2024

Nova estação começa no domingo (22)

Foto: André Godinho

A primavera de 2024 começa astronomicamente às 9:44 do dia 22 de setembro. É uma estação de transição do período seco, que é o inverno, para o período úmido, o verão.

Para a maioria dos estados brasileiros, a primavera significa dias de calor e aumento gradual da frequência de eventos de chuva.

As pancadas de chuva à tarde e à noite vão ficando cada vez mais frequentes e generalizadas a medida que a atmosfera vai ganhando umidade e a circulação de vento sobre a América do Sul distribui esse ar úmido pelo Brasil.

 A passagem de frentes frias pela costa do Sul e do Sudeste é comum e alguns sistemas ainda podem ter intensidade moderada a forte, causando um resfriamento bastante acentuado, porém em geral por poucos dias.

Os principais centros de monitoramento do clima global já consideram a formação do fenômeno La Niña no decorrer da primavera de 2024. A estiagem deste ano começou mais cedo e isto é parte da causa do aumento dos incêndios florestais que estamos observando no final do inverno.

 O retorno da chuva regular é muito esperado agora, não só para ajudar a apagar esses incêndios, mas para refazer a umidade do solo, para que se possa iniciar o plantio das nova safra agrícola. A chuva do verão 2023/2024 ficou abaixo do desejado e o Brasil começa a sentir os efeitos dessa estiagem prolongada e do calor intenso.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento