
É a estação que traz de volta os temporais de fim de tarde e também o aumento do calor no Brasil.

Primavera, a estação das flores, marca o fim do inverno e é conhecida por sua simbologia de renovação e fertilidade. A estação também apresenta variações de temperatura, chuvas e outras imprevisibilidades que impactam nosso cotidiano.
Acompanhe a seguir as principais informações sobre a primavera, quando começa, as variações de temperatura, previsões de temporal e muito mais.
Quando começa a primavera este ano?
O equinócio da primavera, que é o início astronômico da estação, ocorre no dia 22 de setembro de 2025, às 15h19 pelo horário de Brasília. É importante fazer referência ao horário de Brasília por causa dos fusos horários que existem no Brasil.
Características da estação no Brasil
É a estação que traz de volta os temporais de fim de tarde e também o aumento do calor no Brasil.
Calor e temporais também são comuns na região Sul durante a primavera. Na região Nordeste, a primavera é uma estação de pouca chuva e muito calor. É a época do b-r-ó bró do Piauí, quando muitas áreas do estado convivem com temperaturas acima dos 40 graus, quase todos os dias.
A primavera é estação de transição do período seco (inverno) para o período úmido (verão).
Primavera de 2025 com La Niña
A porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, ao largo da costa do Peru, está em fase de resfriamento. Os principais centros de monitoramento global concordam que o fenômeno La Niña voltará a se organizar no decorrer da primavera de 2025.
Chove mais na primavera?
Chuva um pouco acima da média.
A primavera de 2025 deve trazer volumes de chuva um pouco acima da média para a maioria das áreas do país.
As pancadas de chuva pelo interior do Sudeste e no Centro-Oeste já começaram a ocorrer e prosseguem em setembro nos primeiros dias da primavera, mas se forma bastante irregular.
Qual será a temperatura na Primavera 2025
Eventos de calor intenso são esperados para especialmente para o interior da região sudeste, mas episódios de queda acentuada de temperatura ainda podem ocorrer em outubro e em novembro na passagem de frentes frias moderadas a fortes; retorno gradual da chuva, com aumento da frequência a partir de meados de outubro; frentes frias têm maior impacto nas áreas próximas ao mar.
Compartilhe esta notícia