Previsão indica nova onda de calor com duração até março

Geral
Previsão indica nova onda de calor com duração até março 25 fevereiro 2025

Temperaturas extremas em boa parte do país, incluindo o estado de São Paulo

Uma nova onda de calor deve manter as temperaturas elevadas no Centro-Sul até o início de março. De acordo com a Climatempo, o fenômeno deve começar na quinta-feira (27) ou sexta-feira (28) e se estender ao menos até o dia 4 do próximo mês.

Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, explica que o período e área de abrangência desta nova onda ainda estão sendo discutido pelos meteorologistas. Mas o fenômeno não deve ser uma ampliação da onda que atinge o Sul do país – e sim uma nova onda de calor.

Partes do estado de São Paulo estarão no raio de atuação dessa onda de calor. O sul do país deve ser o mais atingido, com temperaturas que podem chegar a 44 graus.

Esta onda está associada a uma bolha de calor entre a Argentina, Uruguai, Paraguai e o Rio Grande do Sul, causando impactos ainda em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul.

Em meteorologia, chamamos de temperatura extrema um valor que está entre os mais raros já registrados em uma determinada região.

As temperaturas extremas impactam diretamente a saúde e o bem-estar da população, aumentando o risco de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiovasculares. Além disso, setores como a agricultura e a pecuária sofrem com o estresse térmico, reduzindo produtividade e colocando em risco o abastecimento. Ecossistemas também são afetados, especialmente com o aumento do risco de incêndios florestais.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Sabores do Verão 25
Oferecimento