Prefeitura de Botucatu pode assumir histórico prédio da escola Gomes Pinheiro

Cidade
Prefeitura de Botucatu pode assumir histórico prédio da escola Gomes Pinheiro 30 janeiro 2026

Segundo o Prefeito Fábio Leite, ideia é fazer um centro de educação no local. Atualmente o prédio abriga a Diretoria Regional de Ensino

Foto: Acontece Botucatu

A Prefeitura de Botucatu negocia com o Governo do Estado a cessão do prédio da Escola Gomes Pinheiro, onde atualmente funciona a Diretoria Regional de Ensino, para a implantação de uma unidade da rede municipal. O assunto foi tratado pelo prefeito Fábio Leite em entrevista concedida nesta sexta-feira (30) à Prever FM (100.9).

Segundo o prefeito, a proposta prevê que o município assuma o imóvel e implante centro de educação municipal no local. A Prefeitura ficaria responsável por viabilizar outro espaço para acomodar a Diretoria de Ensino do Estado.

“Hoje esse prédio, que é um prédio do Estado, abriga a Diretoria de Ensino. E eu fiz uma solicitação formal para que ele seja transferido para o município, justamente por ser um prédio tão histórico, tão relacionado à história de Botucatu e ao seu surgimento, para que a gente volte a operar ali educação de fato, uma escola tradicional”, destacou.

Fábio Leite também informou que novas agendas com secretários estaduais já estão programadas para a próxima semana e que há expectativa de uma reunião com o governador para reforçar o pedido.

“Na próxima terça-feira estarei com dois secretários de Estado, com o Rafael Benini, para tratar das questões da Etesp, e com o Roberto de Lucena, para tratar das questões de turismo. E muito provavelmente eu consiga ser recebido pelo governador entre quarta e quinta-feira”, disse.

Importância histórica

Esse é um dos prédios mais tradicionais de Botucatu. A estrutura do antigo Gomes Pinheiro, histórico grupo escolar passou a abrigar a Diretoria Regional de Ensino nos anos 90.

Por lá passaram gerações de botucatuenses em uma das escolas mais queridas de Botucatu.

A ideia do município assumir o prédio surgiu ainda em 2023, durante a gestão Mário Padini. O então Prefeito fez reuniões com a Secretaria de Estado da Educação para avançar no projeto.

A ideia inicial era fazer do local uma escola com 450 novas vagas para o Fundamental I, para beneficiar famílias de vários bairros do entorno da região central. Em troca, o Município cederia ao Estado o prédio que abrigou a Justiça Federal até 2023, localziado na Vila Assumpção.


Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Dr Areia
Oferecimento