Portugal amplia compra do KC-390 da Embraer

Geral
Portugal amplia compra do KC-390 da Embraer 20 setembro 2025
Novo contrato inclui dez opções adicionais do C-390 para futuras aquisições por países parceiros – Embraer

A Embraer e Portugal assinaram hoje (17), um aditamento com Portugal para a compra de mais um KC-390 Millennium, elevando o pedido da Força Aérea Portuguesa (FAP) para seis aeronaves. O acordo inclui ainda dez opções adicionais de aquisição destinadas a futuras compras por países parceiros.

O reforço da frota integra o plano de modernização da FAP, ampliando a capacidade de apoio às forças armadas e às missões de interesse público, incluindo operações de resgate e auxílio em catástrofes.

O General João Cartaxo Alves, Chefe do Estado-Maior da Força Aérea Portuguesa, destacou que a incorporação “fortalece significativamente a capacidade estratégica e operacional” do país. Segundo o militar, a expansão “permite a Portugal dispor de uma plataforma robusta e flexível, para responder a um vasto leque de missões, tanto militares como de apoio às emergências civis”.

Centro de treinamento em Beja

O aditamento também fortalece a Base Aérea N.º 11, em Beja, que será consolidada como polo especializado no treinamento de pilotos e operadores do KC-390. Portugal foi o primeiro membro da OTAN a receber e operar o avião, em 2023, o que garante ao país vantagem na cooperação com outras forças aéreas aliadas.

Marco inédito

Para a Embraer Defesa & Segurança, o acordo tem caráter inédito. “A assinatura deste contrato, o primeiro do tipo feito por um operador, demonstra o reconhecimento da qualidade, eficiência operacional e capacidade multimissão da nossa aeronave”, afirmou Bosco da Costa Júnior, presidente e CEO da unidade.

Segundo o executivo, Portugal se torna “referência para nações europeias e membros da OTAN que buscam uma aeronave de última geração para equipar e modernizar suas frotas”.

Fonte: Site Aero Magazine

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Cursos livres
Oferecimento