A indústria fintech do Brasil cresce cada vez mais e o boom não deve parar tão cedo. Isso acontece por causa das novas soluções e serviços trazidos pelo Banco Central (BACEN), que desde 2019 iniciou um processo de open banking, criptomoeda própria e mais soluções.
A fintech se beneficia bastante disso. Afinal, elas são startups com foco em soluções financeiras, como bancos digitais, operadoras de pagamentos e carteiras eletrônicas. No Brasil, os bancos digitais aparecem cada vez mais populares, inclusive causando prejuízos aos bancos tradicionais.
Nesta reportagem inédita, fala-se sobre o que é, como funcionam e os motivos que justificam os booms envolvendo as fintechs brasileiras!
O que é uma fintech?
Com a popularidade de dispositivos móveis, cresceram diferentes soluções, como antivírus para celular, VPN no iPhone e apps de pagamento, em especial de banco digital. Essa bancarização digital também acompanhou um movimento inédito do BACEN, que trouxe novas soluções e serviços.
Entre alguns exemplos de fintechs estão:
- Bancos digitais;
- Carteiras digitais;
- Operadoras de pagamentos online;
- Sites de empréstimo.
Esse movimento do BACEN começou com o Pix que já alcançou 180 milhões de transações em um único dia, tendo forte adesão entre os brasileiros. Com esse alto engajamento, as fintechs aproveitaram este vácuo para ter mais um embalo.
Como as fintechs funcionam?
As fintechs são baseadas em serviços financeiros. De acordo com o Índice Global de Inclusão Financeira, o Brasil é o maior país da América Latina em ecossistema de fintechs. No ecossistema, as fintechs têm diferentes tipos de produtos e serviços.
Não se sabe ao certo o porquê das fintechs serem no Brasil, porém dá para acreditar que o potencial nacional, tanto em termos de tecnologia quanto em engajamento, é almejado por causa da importância do Brasil na América Latina.
Geralmente, o Brasil funciona como uma vitrine para outros países da América do Sul. Na prática, os serviços passam a funcionar primeiramente aqui e conforme dá certo, as fintechs se expandem para outros países da América e até da Europa.
Por que as fintechs vivem um novo boom no Brasil?
As fintechs vivem um momento positivo devido aos novos hábitos de consumo, especialmente de soluções financeiras online. Antes, empréstimos e contas eram limitadas apenas aos bancos presenciais. Agora, tudo pode ser feito de forma remota pela tela do celular.
Cada vez mais o engajamento e o uso do celular são celebrados. Tanto que o Pix passou a ser uma das principais modalidades de pagamento em pouquíssimo tempo. Para os próximos anos, o uso de soluções financeiras baseadas no celular deve ser ainda mais comum.
Alinhado a tudo isso, vale listar também:
- Busca maior por crédito;
- Maior facilidade digital;
- Geração de emprego entre nativos digitais;
- Demanda por pagamentos digitais;
- Aumenta de golpes e riscos online.
Elas vão continuar crescendo em 2024?
Sim, é bem provável que as fintechs continuem crescendo nos próximos meses de 2024. E isso deve continuar e suas soluções criativas devem atender a demanda de usuários de millennials, os nativos digitais.
Ao contrário das gerações anteriores, como baby boomers e geração X, os elementos da geração Y e millennials são nativos digitais, isto é, nasceram sabendo mexer no celular. Isso deve aumentar o engajamento de novos serviços que possam surgir.
Compartilhe esta notícia