Polícia Civil e Apicuesta apresentam novas tecnologias para combater furtos de melgueiras em Itatinga

Geral
Polícia Civil e Apicuesta apresentam novas tecnologias para combater furtos de melgueiras em Itatinga 14 agosto 2025

Essas áreas são atendidas pelas unidades territoriais de polícia e pelo Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR) de Botucatu.

A Polícia Civil de Itatinga e a Associação dos Apicultores do Município de Itatinga (Apicuesta) realizaram, na tarde desta terça-feira (12), mais uma reunião para definir estratégias de combate aos furtos de melgueiras na região.

O encontro também serviu para apresentar os novos equipamentos que serão utilizados nos apiários locais e em outros municípios abrangidos pela Delegacia Seccional de Polícia de Botucatu. Essas áreas são atendidas pelas unidades territoriais de polícia e pelo Grupo de Investigação em Área Rural (GIAR) de Botucatu.

A reunião aconteceu na Sala do Agro da Delegacia de Polícia de Itatinga e contou com a participação de policiais civis e do presidente da Apicuesta, Joel Santiago de Andrade. Com amplo conhecimento técnico, Andrade demonstrou o funcionamento das novas ferramentas de rastreamento e vídeo-monitoramento, que estarão disponíveis aos associados a partir de 13 de agosto de 2025.

As imagens e sinais captados pelos rastreadores instalados nos apiários serão armazenados no servidor da associação. Por meio de um moderno software, as forças de segurança poderão agir rapidamente após o acionamento, recebendo informações precisas sobre a localização das melgueiras furtadas ou danificadas, além de fotos dos veículos utilizados no transporte do material subtraído.

A população pode colaborar com a Polícia Civil denunciando crimes na área rural pelos telefones: (14) 3813-6414 (GIAR/DIG Botucatu), (14) 3848-1155 (Delegacia de Polícia de Itatinga), 190 (Polícia Militar) ou 181 (Disque Denúncia). O anonimato do denunciante é garantido em todos os casos.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Berimbau postos
Oferecimento