

A Polícia Militar de Botucatu está intensificando suas ações preventivas e educativas com foco na segurança no trânsito, principalmente no combate ao uso do celular durante a condução de veículos — uma das infrações mais perigosas e recorrentes atualmente.
Entre os dias 12 e 15 de maio de 2025, foram realizadas operações de fiscalização com foco especial nessa infração, considerada gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, sujeita a multa de R$ 293,47 e perda de 7 pontos na CNH.
“Evitar o uso do celular ao volante é um ato de responsabilidade e respeito à vida”, afirmou o Capitão PM Cunha, Comandante da 1ª Cia do 12º BPM/I.
Risco multiplicado

Estudos apontam que usar o celular ao dirigir aumenta em até 400% o risco de acidentes, colocando em perigo a vida de motoristas, passageiros e pedestres.
Durante as operações, foram realizadas:
-Abordagens e bloqueios policiais
-Fiscalizações de rotina
-Ações específicas dentro das Operações Impacto e Bloqueio
Ação conjunta no Maio Amarelo
Nesta quarta-feira (15), uma ação especial foi realizada em conjunto com o Detran e a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran), dentro da campanha “Maio Amarelo”, voltada para educação no trânsito.
O projeto busca conscientizar motoristas sobre a importância da atenção, do respeito às leis e da responsabilidade coletiva para um trânsito mais seguro.
“A atenção no trânsito é essencial para salvar vidas”, reforçou o Capitão Cunha.
A Polícia Militar segue comprometida com a preservação da ordem, segurança pública e proteção da vida em Botucatu, e pede o apoio da população no cumprimento das leis de trânsito.
Compartilhe esta notícia