Plantio de árvores celebra os 35 anos da Engenharia Florestal da Unesp em Botucatu

Geral
Plantio de árvores celebra os 35 anos da Engenharia Florestal da Unesp em Botucatu 05 dezembro 2023

Evento fez parte do projeto de extensão “Lageado + Verde”, criado por alunos do 1º ano

Na tarde de 29 de novembro, nas proximidades da antiga portaria da Fazenda Lageado, aconteceu o plantio de 35 mudas de árvores em comemoração às três décadas e meia de criação do curso de graduação em Engenharia Florestal da Faculdade de Ciências Agronômicas (FCA) da Unesp, câmpus de Botucatu.

A iniciativa faz parte do projeto de “Lageado + Verde”, desenvolvido no âmbito da disciplina “Ambiente e Sociedade”, oferecida aos alunos do primeiro ano do curso de Engenharia Florestal. “Essa disciplina foi criada no novo currículo da Engenharia Florestal e ela atende a proposta de curricularização da extensão. A ideia é trabalhar com os alunos os problemas relacionados à crise ambiental e o que nós como cidadãos e engenheiros florestais podemos fazer nesse panorama”, explicou a professora Renata Cristina Batista Fonseca, responsável pela disciplina.

Segundo a professora, a disciplina promove com os alunos discussões prévias sobre temas como educação ambiental, extensão universitária, a crise ecológica e alternativas para mitigar esses efeitos. “A partir desses debates, cada grupo de alunos acabou propondo uma ação extensionista. Esse plantio foi um das ações. Há grupos de alunos trabalhando com educação ambiental em escolas, grupos fazendo eventos sobre a conscientização sobre a gestão dos resíduos orgânicos, entre outros”.

O estudante Douglas Alves Crepaldi falou sobre os objetivos do projeto e agradeceu os parceiros. “Nossa intenção foi trazer uma arborização mais completa para essa área da Fazenda e, como alunos do primeiro ano, fazer uma homenagem ao nosso curso de Engenharia Florestal. Por isso escolhemos 35 mudas. Tivemos o apoio da professora Renata, da Conflor Jr., do PET Engenharia Florestal, das Fazendas de Ensino, Pesquisa e Extensão e do projeto Arboricatu”.

Seus colegas complementaram. “Além da arborização e da comemoração, pensamos na questão estética. Essas árvores vão trazer mais vida e beleza para essa área. Acho que vai ficar legal e espero que incentive outros projetos e outros alunos a plantar mais árvores no Lageado”, colocou Raphael Anderson Coutinho. “Uma questão que nos fez ter a ideia desse projeto é que era um sofrimento passar por aqui à tarde com o sol aberto. Com mais árvores, essa região da Fazenda vai ficar mais agradável e poder ser mais frequentada pelos estudantes e por visitantes”, ressaltou Leonardo Moya de Paes Alcântara.

Dentre as 35 árvores plantadas estão exemplares de canafístula, jequitibá rosa, jequitibá branco, pau-ferro, pau-mulato, jacarandá mimoso, magnólia e ipê roxo.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento