PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba

Geral
PF pode interromper emissão de passaporte por falta de verba 26 outubro 2025

Ministério diz que medidas estão sendo adotadas para garantir serviço

A Polícia Federal (PF) pode interromper a emissão de passaportes aos cidadãos brasileiros no fim deste ano por falta de verba orçamentária. O Ministério da Justiça e Segurança Pública informou, nesta sexta-feira (24), por meio de nota, que tem atuado de forma “ativa e coordenada” para assegurar a continuidade das emissões dos documentos pela Polícia Federal, instituição subordinada à pasta federal.

“A pasta acompanha de perto a situação orçamentária e mantém diálogo constante com a área econômica do Governo Federal para viabilizar os recursos necessários à manutenção do serviço,” diz a nota pública.

Esta não é a primeira vez que a emissão do documento de viagens pode ser suspensa. Em junho de 2017 e entre novembro e dezembro de 2022, a Polícia Federal suspendeu a emissão de passaportes também por falta de verba.

O Ministério da Justiça reforçou que a emissão de passaportes é um serviço essencial ao cidadão brasileiro e que todas as medidas estão sendo adotadas para evitar qualquer interrupção do atendimento à população.

O custo para emitir um passaporte comum, em 2025, é de R$ 257,25 e, em casos específicos, a taxa pode chegar a R$ 514,50. Na região de Botucatu, o local mais próximo para emissão do documento é a cidade de Bauru.

O passaporte é o documento oficial que permite a entrada e saída de cidadãos brasileiros em outros países. Ele comprova a identidade do viajante no exterior e é exigido pela maioria das nações para controle de fronteiras.

Com informações da Agência Brasil

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Aniversario premiado 2025
Oferecimento

Veja também