
A tese é de autoria de Isabella Cristina de Castro Lippi, que foi orientada pelo professor Ricardo de Oliveira Orsi

Uma tese desenvolvida junto ao Programa de Pós-graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, recebeu menção Honrosa na área de avaliação “Zootecnia/Recurso Pesqueiros” do Prêmio CAPES de Tese, edição 2025.
O resultado final foi divulgado no dia 29 de agosto, pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). No total, foram 1.543 trabalhos inscritos para esta edição do Prêmio.
A tese do PPG Zootecnia que recebeu o reconhecimento da Capes é de autoria de Isabella Cristina de Castro Lippi, intitulada “Efeito de dose letal e subletal do imidaclopride no transcriptoma de abelhas Apis mellifera africanizadas”, e foi orientada pelo professor Ricardo de Oliveira Orsi.
Graduada em Medicina Veterinária pela Unesp de Jaboticabal, Isabella fez seu mestrado em Zootecnia na Universidade Federal da Grande Dourados. Em seu doutorado na FMVZ/Unesp, ela buscou entender como os agrotóxicos, que muitas vezes estão presentes no ambiente e acabam sendo encontrados pelas abelhas durante seus voos, afetam a expressão de genes desses insetos.

