Pedágio ‘automático’ será testado no fim deste mês

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Pedágio ‘automático’ será testado no fim deste mês 11 janeiro 2023

Inicialmente não haverá cobrança para o motorista, mas operação entra em vigor no mês de março

Foto: CCR RioSP/Divulgação

Quem costuma viajar com frequência muitas vezes se irrita com as intermináveis filas nos pedágios. Mesmo clientes de empresas de cobrança automática (como Sem Parar, Veloe e afins) ainda precisam reduzir a velocidade consideravelmente, a no máximo 40 km/h, para que os sensores consigam fazer a leitura da TAG e abrir a cancela.

Mas isso está prestes a mudar. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou no finalzinho do ano passado a resolução número 984/2022, que regulariza a implementação do sistema de livre passagem em rodovias e vias urbanas. Também estabelece os meios técnicos que serão usados para identificar os veículos que transitem por essas vias.

Chamado Free Flow, o sistema de cobrança que elimina a necessidade de cabines físicas de pedágio começou a ser implantado no país nesta semana. Os primeiros testes serão feitos na BR-101, a Rio-Santos, em Itaguaí (km 414), Mangaratiba (km 447) e Paraty (km 538).

A concessionária CCR RioSP já instalou os pórticos na estrada. O próximo passo é colocar em funcionamento a tecnologia para identificar, classificar cada veículo (conforme o tipo e o número de eixos, por exemplo) e fazer a cobrança eletronicamente. No final de janeiro está programado o início da operação assistida para testes, sem cobranças para o motorista. A previsão é que a operação comece para valer em março.

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, afirma Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

Há duas opções para fazer essa identificação: por uma TAG de radiofrequência instalada no para-brisa, assim como os sistemas de cobrança automática já existentes, ou pela leitura das placas por câmeras especiais.

No primeiro caso, a cobrança é feita via fatura da operadora, assim como funciona hoje. Já os motoristas que não tiverem a TAG poderão fazer o pagamento via PIX, WhatsApp e pelo aplicativo ou site da concessionária. Aqueles que não pagarem o valor do pedágio nas rodovias com o Free Flow no prazo de 15 dias cometerão infração de trânsito grave, que resulta em cinco pontos na CNH do motorista e multa no valor de R$ 195,23.

Entre as vantagens do sistema estão a maior fluidez do trânsito, que já não será necessário parar ou diminuir a velocidade a cada trecho ao passar pelas praças de pedágio, além de ser possível fazer a cobrança por quilômetro rodado, não por tarifa fixa como atualmente. Ou seja, cada quilômetro terá um valor fixo.

Se o trecho tem um total de 100 km, por exemplo, e o motorista só rodar por 10 km, só pagará por esses 10 km. Mas esse tipo de cobrança só será possível quando outros trechos também implantarem o sistema.

Fonte: Auto Esporte

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