Patrulha Maria da Penha da GCM de Botucatu registra mais de 100 prisões em 2025

Geral
Patrulha Maria da Penha da GCM de Botucatu registra mais de 100 prisões em 2025 08 agosto 2025

Programa da Guarda Civil Municipal intensifica ações e reforça combate à violência doméstica com aumento de prisões e trabalho preventivo em escolas.

A Guarda Civil Municipal de Botucatu divulgou, nesta sexta-feira (8), o balanço das ações do Programa Patrulha Maria da Penha em 2025. A publicação ocorreu na data em que a Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006) completa 19 anos, marco legal no combate à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Neste ano, o número de equipes dedicadas ao programa foi duplicado, o que resultou em mais de 100 prisões de agressores, entre mandados de prisão e flagrantes — sendo 76 prisões em flagrante. Os principais motivos foram descumprimento de medidas protetivas, ameaças e lesões corporais.

Além da atuação repressiva, a GCM mantém um trabalho preventivo constante, com duas frentes principais:

  • Rondas preventivas junto a mulheres com medidas protetivas em vigor — mais de 3.800 ações realizadas somente em 2025.
  • Programa Patrulha da Paz, que leva orientações sobre o combate à violência doméstica às escolas municipais. Neste ano, 2.000 alunos do 5º ano participaram das atividades educativas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento