Médicos residentes do Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) participaram e foram premiados durante o 29º Congresso Brasileiro de Patologia, realizado entre os dias 13 e 16 de novembro, em Florianópolis-SC. Ao todo, sete residentes da FMB participaram do congresso em 3 categorias e três deles foram selecionados, em diferentes momentos, entre os melhores do evento.
Os residentes Ricardo Abeche Fermozelli (R3), Cristiano Claudino Oliveira (R2) e José Candido Caldeira Xavier Júnior ( R2) foram premiados durante o Seminário de Lâminas dos Residentes. Entre 20 casos enviados, seis foram selecionados e três dos premiados são dos autores da FMB, com os seguintes diagnósticos:
Sarcoma de células claras Ricardo Abeche Fermozelli, com orientação do Dr. Flávio de Oliveira Lima; Teratoma com carcinoma embrionário do mediastino, associado ? sarcoma histiocítico na medula óssea Cristiano Claudino Oliveira, com orientação dos professores Maria Aparecida Custódio Domingues e Julio De Faveri e Micetona José Candido Caldeira com orientação da Professora Mariângela E. A. Marques.
Na categoria Poster de Residente, de todos os trabalhos apresentados, 13 foram selecionados e 10 receberam prêmio. Entre eles, dois são de autoria do residente Cristiano Claudino Oliveira, com orientação das professoras Maria Aparecida Custódio Domingues e Mariângela Esther A. Marques, e um de autoria do residente José Candido Caldeira Xavier Júnior, com orientação da professora Rosa M. Viero.
Os trabalhos reconhecidos foram: Linfoma da zona cinzenta do mediastino: caracterização clínico-morfológica de uma série de casos e Granuloma facial: aspectos anátomo-patológicos e clínicos em série histórica de casos (1998-2012), ambos conduzidos por Cristiano Oliveira, e Relato de Caso: Glomerulonefrite Membranosa Positiva para PLA2R associada a Doença de Chagas, produzido por José Candido.
Ainda durante o congresso, Cristiano Oliveira foi contemplado com o Prêmio SBP, oferecido pela Sociedade Brasileira de Patologia, pelo estudo: A proteína fascina é um marcador de invasão tumoral no fronte de carcinomas de células escamosas de laringe, com orientação da professora Maria Aparecida Custódio Domingues.
Participar de um evento como o Congresso Brasileiro de Patologia é uma grande oportunidade de aprendizado para nós residentes. Acredito que o fato de termos três residentes de nosso departamento premiados na categoria Seminário de Lâminas mostra a organização da Residência Médica em Patologia da FMB/Unesp.
Além disso, a premiação que também recebi em outras categorias é o reconhecimento de trabalhos realizados em nosso departamento com atuação de nossos docentes e também de alunos de graduação. Essa premiação deve ser um estímulo para nosso departamento e para nossa residência médica continuar crescendo, declara Oliveira.
{n}Sobre o Departamento {/n}
O núcleo do Departamento de Patologia foi o primeiro a chegar ? FCMBB, em outubro 1962, representado pelo Prof. Mario Rubens Guimarães Montenegro, procedente da FMUSP de São Paulo. A Residência em Patologia, teve início em 1971 e o curso de Pós-Graduação em Patologia em 1989.
A Missão do Departamento de Patologia da FMB é: Exercer a Patologia Diagnóstica, a Pesquisa e o Ensino de Patologia em Nível de Excelência e Ética, de modo a otimizar continuamente o atendimento aos nosso clientes, formar e desenvolver recursos humanos competentes e contribuir para o conhecimento técnico e cientifico.
A Visão do Departamento é: Ser um Centro de Anatomia Patológica com Excelência reconhecida em todos os segmentos, produzindo serviços, ciência e recursos humanos de qualidade para a sociedade. A Filosofia do Departamento de Patologia é: Ética, Comprometimento e Qualidade.
Compartilhe esta notícia